24/04/2018 - EaD "Jogos e brincadeiras" destaca a importância do lúdico no processo de ensino/aprendizagem
No dia 23 de abril teve início o curso EaD “Jogos e brincadeiras na educação”, que será realizado pelo SINPEEM até o dia 13 de maio.
Com carga horária de 20 horas, o curso é destinado aos diretores de escola, coordenadores pedagógicos, supervisores escolares, assistentes de direção, professores de educação infantil, professores de educação infantil e fundamental I, professores do ensino fundamental II e ensino médio, agentes de apoio, agentes escolares e auxiliares técnicos de educação, todos associados ao sindicato.
Na abertura das aulas presenciais, realizadas no SINPEEM Cultural, o presidente Claudio Fonseca, falou sobre a importância dos cursos promovidos pelo sindicato, para garantir formação continuada aos seus associados – docentes, gestores e Quadro de Apoio. Também tirou dúvidas sobre a retirada do PL nº 621/2016 – que dispõe sobre a criação do Regime Próprio de Previdência/Sampaprev – da pauta de votação da Câmara por 120 dias e falou sobre a aplicação do índice de 4,7619% sobre os padrões de todos os profissionais de educação, ativos e aposentados, em maio, data-base da categoria, e de 3,7160% em novembro de 2018, índices conquistados com a luta do SINPEEM, em defesa dos direitos e reivindicações dos docentes, gestores e Quadro de Apoio.
Na turma da manhã, após as explicações do presidente, as tutoras do Miriam Esperidião Araújo e Luiza Fernandes Ferreira Geronymo iniciaram a aula com atividades lúdicas e falaram sobre as questões norteadoras do curso e a sua estrutura. À tarde, a aula foi ministrada pelas tutoras Miriam Esperidião Araújo e Kátia Yamamoto.
As tutoras ressaltaram a importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino/aprendizagem, nos diferentes ciclos da educação básica. Uma forma de educar o olhar na visão de um currículo que dialogue com a identidade cultural dos educandos e dos educadores, com a concepção de ensinar, de aprender, de avaliar, com a democratização das relações, rompendo com as práticas excludentes.
Com três semanas de duração, o ambiente virtual do EaD “Jogos e brincadeiras na educação” é composto por três módulos, três quizzes, três fóruns, atividade reflexiva (terceiro módulo) e avaliação on-line.
A DIRETORIA
CLAUDIO FONSECA
Presidente
Fotos: Graça Donegati