24/10/2019 - 30º Congresso do SINPEEM: delegados participam de segunda plenária e dos grupos de interesse
A realização de oito grupos de interesse e a segunda plenária dos delegados para a discussão do Texto Referência e das emendas apresentadas por 15 grupos de associados movimentaram o terceiro dia do 30º Congresso de Educação do SINPEEM – “Os impactos da 4ª revolução industrial na educação”, no Palácio das Convenções do Anhembi.
No período da manhã, foram abordados os seguintes temas: “A importância de diversas representações étnicas no desenvolvimento das crianças e jovens”, com os palestrantes Paulo Edison de Oliveira, “O desmonte das políticas públicas em tempos de liberalismo econômico e conservadorismo”, “Robótica na educação infantil e nos anos iniciais”, “Música e dança: experiências de conhecimento na educação infantil”, “O futuro das profissões”, “Especularização das redes sociais e a ausência da vivência social concreta”, “Direitos humanos da era digital” e “Os efeitos nefastos da terceirização na escola”.
A tarde desta quinta-feira foi reservada à plenária, no auditório Censo Furtado. Antes do início das discussões, o presidente do SINPEEM, Claudio Fonseca, fez esclarecimentos sobre vários questionamentos dos delegados. Entre eles, a lei do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE), que ainda depende de regulamentação por decreto próprio e que será pago até o mês de abril de 2020. Porém, seguindo o que foi acordado com o SINPEEM, o desempenho das unidades educacionais será aferido até o dia 31 de dezembro de cada anos e os critérios para fins de descontos não terão efeitos retroativos.
Falou sobre as mudanças que constarão da instrução normativa sobre Poie e POSL. Conforme reivindicação do SINPEEM, para que não haja redução da quantidade de professores nestas funções e alunos sem atendimento nas salas de leitura e nos laboratórios de informática que, além de aulas de acompanhamento, orientação e desenvolvimento do Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA), também seja possível, para a composição da Jeif, a regência compartilhada e outras atividades que compõem o projeto pedagógico da unidade escolar.
O presidente ressaltou a luta do SINPEEM pelo pagamento dos dias parados nas manifestações, paralisações e greve contra a reforma da Previdência e o desmonte dos direitos dos trabalhadores. Também ratificou o posicionamento do sindicato quanto à necessidade do governo realizar uma campanha institucional pela manutenção das salas de EJA onde houver demanda.
Sobre a municipalização do ensino fundamental, Fonseca explicou que a intenção do governo Doria era que o município assumisse 387 escolas do Estado sem, no entanto, informar como e de onde viriam os recursos. No entanto, com a pressão do SINPEEM, a SME garantiu que não assumirá uma só escola de ensino fundamental estadual.
Na plenária, os delegados debateram e aprovaram questões referentes à política educacional e ao Plano de Lutas da categoria ainda para este ano e 2020.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Nesta quinta-feira, a recepção dos delegados ficou por conta do músico Renato Consorte.
No intervalo do almoço, a cantora Cris Araújo se apresentou no palco da MAC, onde o grupo de hip-hop Identidade em Movimento também fez sua performance.
Já o show do sambista e compositor Jorge Aragão lotou o auditório Celso Furtado (Grande Auditório).
Para a sexta-feira e último dia do 30º Congresso, estão programadas as apresentações dos músicos Zico de Oliveira, Rodrigo Vianna e da Banda Mantiqueira e Anaí Rosa.
A DIRETORIA
CLAUDIO FONSECA
Presidente
Fotos: Fernando Cardozo