25/06/2020 - Para o SINPEEM, retorno das aulas presenciais em setembro é precipitado

        Após o anúncio do governo do Estado, do plano de reabertura das atividades escolares presenciais em 08 de setembro, nesta quinta-feira, 25/06, o secretário municipal de educação, Bruno Caetano, afirmou que a SME já está planejando o a retomada das aulas na rede municipal de ensino. 
 
        Segundo o secretário, “o compromisso da Prefeitura é com a aprendizagem e com a saúde” e os primeiros alunos a retornarem às aulas presenciais serão os que estão nos ciclos finais dos ensinos fundamental e médio. Os alunos dos CEIs serão os últimos a retornarem.

        O secretário afirmou que os cerca de um milhão de alunos da rede passarão por uma fase de acolhimento e avaliação para saber o quanto aprenderam durante a pandemia com o ensino a distância. Disse, ainda, que a SME seguirá as determinações do governo do Estado, mas ratificou que discutirá as diretrizes a serem adotadas com os sindicatos, os profissionais de educação e as famílias. No entanto, não disse quando isso ocorrerá. 

        Para o SINPEEM, o retorno pode ser uma precipitação, porque as escolas não possuem as adaptações necessárias e estamos em um momento de grande incidência de contágio, sem remédio nem vacina contra o coronavirus. Por isso, o retorno este ano, e ainda em situação de pandemia, não deve acontecer.  

        Defendemos e queremos que os próximos meses do ano sejam destinados à implementação de medidas sanitárias, como a testagem de todos os profissionais de educação e alunos, adaptações dos prédios, adequações do mobiliário, preparação psicológica, adequação curricular, entre outras.

 
PLANO DO ESTADO PREVÊ RETORNO GRADUAL

        De acordo com o Plano de Reabertura da Educação, apresentado pelo governo do Estado, o retorno das aulas, a partir de 08 de setembro, será gradual: na primeira etapa, com 35% dos alunos, na segunda com 70% e na última etapa com 100%.

           As medidas serão publicadas em decreto, no dia 02/07/2020. Entre as regras, estão:

          - os alunos terão de manter distância de 1,5 metro nas salas de aula;

          - as aulas deverão ser realizadas com as portas abertas;

          - os horários de recreios serão escalonados para evitar aglomeração; 

          - a saída dos alunos também deverá ser escalonada;

          - as escolas, públicas e privadas, terão de medir a temperatura dos alunos na entrada; 

          - as aulas de educação física e artes poderão ser realizadas com distanciamento, de preferência, ao ar livre;

          - uso obrigatório de máscara dentro da instituição de ensino o tempo todo, no transporte escolar e em todo o percurso de casa até a escola;

          - distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) para professores e funcionários;

          - fornecimento de água potável em recipientes individuais e higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

 Além disso, o governo está se preparando para oferecer o 4º ano do ensino médio na rede estadual de ensino, opcional, para os alunos que acharem que não estão preparados para o Enem e o vestibular e quiserem continuar estudando em 2021.


A DIRETORIA
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home