04/07/2020 - SINPEEM participa de reunião setorial com a SME e reitera que é contra o retorno das aulas em 2020
O SINPEEM participou, na sexta-feira, 03/07, da reunião setorial da Educação com o secretário Bruno Caetano.
O secretário falou sobre o fechamento das escolas frente à pandemia e disse que a SME trabalha com três grandes protocolos:
- o primeiro é o da Saúde, que norteará as ações de todo o Estado. Reafirmou a proposta da secretaria estadual, que prevê o retorno das aulas a partir do dia 08 de setembro e com, no máximo, 35% dos alunos;
- o segundo é sobre como a educação irá se preparar, “no chão da escola” para a reabertura. O secretario destacou que a SME está trabalhando em conjunto com a Unifesp para preparar minutas que assegurem o debate de um possível retorno seguro para todos. Segundo esses estudos, cada escola terá de ter, no mínimo, quatro medidores de temperatura, distanciamento de um metro e meio entre um aluno e outro, ventilação nos ambientes, os espaços de alimentação e a forma de servir os alimentos terão de ser repensados, sinalização visual e estratégias sobre como proceder em caso de um aluno ou funcionário apresentar sintomas do Covid-19.
- o terceiro protocolo é o pedagógico, que foi totalmente impactado, pois, por mais esforços dos profissionais de educação para alimentar plataformas digitais e a criação do caderno impresso para todos os alunos, como um esforço da Secretaria para aqueles que não têm amplo acesso ou nenhum à internet, avaliam que nada substitui a escola, o professor e o convívio social para o bom desempenho do currículo.
É preciso pensar na melhor forma de acolhimento num possível retorno com formação para todos os profissionais de educação e repensar nas avaliações diagnósticas para adequar o currículo à nova realidade, tentando aferir o quanto os alunos conseguiram aprender no ensino a distancia.
O secretario afirmou que construirá, em conjunto com a rede. um novo planejamento para o final de 2020 e início de 2021, na tentativa de garantir o aprendizado, porque todo aluno tem direito à educação.
O SINPEEM afirmou que antes de tudo, TODOS TÊM DIREITO À VIDA e reforçou o seu posicionamento:
- nenhum profissional trabalhando nas escolas;
- não ao retorno em 2020 para nenhum aluno;
- utilizar 2020 para as adequações prediais e compra de equipamentos necessários para um retorno seguro como EPIs e aferidores de temperatura digital;
- chamada do concurso de ATEs e concurso público para agente escolar, para adequar os módulos, inclusive de limpeza, que deverá ser muito maior frente aos novos desafios da vida escolar.
- testagem em massa de profissionais e alunos antes de um possível retorno, como foi feito na GCM.
Em resposta ao SINPEEM, o secretario disse que a SME está providenciando kits individuais para alunos, com máscara, sabonete e copo reutilizável, além de estudos para permitir a transferência do PTRF Oficinas para adequações que as unidades terão de fazer para garantir a higiene no ambiente escolar. Para escolas que não têm essa verba, será enviada uma quantia ainda não definida, para garantir que todas as unidades possam se adequar.
A próxima reunião setorial da Educação foi agendada para o dia 17 de julho de 2020.
A DIRETORIA