18/08/2020 - Prefeito descarta retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino em setembro
Em entrevista coletiva nesta terça-feira, 18/08, o prefeito Bruno Covas descartou o retorno das atividades escolares presenciais, com as aulas de reforço, no mês de setembro. A decisão vale para a rede municipal e ensino e para as escolas particulares.
A decisão foi tomada tendo em vista o resultado do inquérito sorológico realizado pela Prefeitura em seis mil alunos da rede municipal de ensino, com idade entre quatro e catorze anos. Os testes indicam que 16,1% dos alunos já contraíram a Covid-19 e que 25,9% convivem com pessoas maiores de 60 anos - que fazem parte do grupo de risco -; uma combinação que pode possibilitar o aumento da contaminação da doença. Além disso, o inquérito observou que 64,4% dos alunos são assintomáticos, o que torna praticamente ineficaz, por exemplo, a medição de temperatura dos estudantes na entrada das escolas.
Esperamos que em outubro estes testes sirvam para que a Prefeitura decida pelo não retorno das aulas presencias em 2020, como garantia para a vidas dos bebês, crianças, adolescente e adultos, bem como dos profissionais de educação.
Conforme temos defendido, também esperamos que a Prefeitura utilize este semestre para colocar todas as escolas em condições de sanitização, de higienização, de infraestrutura, enfim, para implementar todas as medidas necessárias para garantir a segurança de todos, em defesa da vida.
Continuamos firmes contra a retomada das atividades presenciais neste ano.
Educação sempre!
A DIRETORIA