06/12/2021 - Pagamento dos dias da greve e calendário de atividades das unidades escolares de 2022

        Até o momento o governo não concluiu a negociação com as entidades sindicais que convocaram e realizaram a greve dos servidores municipais contra o PLO nº 07/2021. 

        Reuniões realizadas com Secretarias de algumas áreas, como a de Educação,  não resultaram na revisão da decisão anterior, já cumprida em várias unidades, de apontamento de faltas justificadas. Sempre com a resposta de que a greve foi geral dos servidores e que a decisão é de governo e que deve ser aplicada em todas as Secretarias.

        As entidades reiteram e pressionam pelo pagamento dos dias parados e reafirmam que sem pagamento não há reposição.

        JEX e TEX para cumprir dias letivos não são pagamento dos dias de greve nem retiram as faltas justificadas do prontuário dos profissionais de educação. Não concordamos!


Reunião transferida para 09/12

        A reunião de negociação sobre a nossa reivindicação de pagamento dos dias parados, agendada para ocorrer nesta segunda-feira, 06/12, não aconteceu. Foi transferida para quinta-feira, dia 09/12.


Justificativa para o adiamento da reunião

        Segundo a Secretaria de Gestão, a Pasta ainda não recebeu o parecer jurídico da Coordenadoria Jurídica (Cojur) sobre a nossa reivindicação. 

         A morosidade sobre a decisão revela o grau de dificuldade que envolve o processo de negociação – mesmo sendo a greve direito posto na Constituição – e a compreensão de governos que querem aprovar medidas contra direitos e confisco e não admitem que os trabalhadores e os servidores públicos se juntem e lutem contra.   
 
        O prefeito conseguiu aprovar seu projeto de Previdência, mas parece não bastar. Descontar os dias de quem lutou é mais uma punição.


Luta que segue

       Não vamos desistir nem deixar de lutar. Não fosse a luta da categoria, milhares de servidores já estariam pagando 19% para o Iprem desde março de 2019, e pagariam 22% a partir de março de 2022.

       Será que aqueles que não lutam acham que não precisarão contar com a união e a participação de todos quando o governo enviar outro projeto, que fixará alíquotas progressivas de até 22% sobre seus salários, e retirar o direito de aposentadoria especial dos gestores?

        Juntos podemos mais!


   PDE DE 2021 EM DISCUSSÃO

        O SINPEEM esteve com o secretário de Educação discutindo o valor e critérios para o pagamento do PDE deste ano. Queremos valor maior e pagamento para todos. 

        Segundo o secretário, o decreto será publicado antes do encerramento do ano.



CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DE 2022 DAS UNIDADES ESCOLARES 

        Publicada a Instrução Normativa nº 48/2021, o SINPEEM continua discutindo e pressionando para que a SME faça alterações que resultem na ampliação dos dias de recesso do mês de julho e para que a IN sobre a organização escolar esteja alinhada aos programas de formação profissional, prevenção à saúde e condições de trabalho dos profissionais de educação.

       O SINPEEM  também solicitou à SME a alteração do início das férias escolares de janeiro, do dia 02/01, que cairá num domingo, para o dia 03/01, uma segunda-feira. 


 

A DIRETORIA

CLAUDIO FONSECA
Presidente
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home