19/10/2022 - Delegados iniciam o debate do Texto Referência e emendas que nortearão as próximas lutas do SINPEEM
Nesta quarta-feira, 20/10/ os delegados iniciaram o segundo dia do 31º Congresso do SINPEEM sendo recepcionados no Anhembi pela música instrumental de Renato Consorte.
Na primeira plenária, das duas previstas para o evento, aprovaram o Regimento e iniciaram os debates do caderno do Texto Referência e emendas apresentadas por vários grupos, que definirão as diretrizes a serem adotadas pelo SINPEEM no final de 2022 e em 2023 sobre conjunturas internacional e nacional, políticas municipal e educacional, questões funcional e salarial, políticas permanentes, além do plano de lutas 2022 e 2023.
No intervalo para o almoço, foram realizados shows do grupo Samba de Dandara e apresentação da Cia de Dança Fragmento.
À tarde, foram realizadas oito palestras com os seguintes temas: A saúde mental dos profissionais de educação; Raça, classe, gênero: interseccionalidades e insurgências; Estado, neoliberalismo e o futuro do trabalho; Educação, vulnerabilidades e a função social da escola; Inclusão na educação infantil: o que mudou nestes 30 anos da declaração de Salamanca; Reflexões sobre a importância da ciência e o acesso à tecnologia para a plenitude democrática; A escola, o cinema e as plataformas digitais; e Alfabetização e letramento no ensino fundamental, nas diferentes áreas do conhecimento.
Programação de quinta-feira, 20 de outubro
Nesta quinta-feira, os delegados começarão o dia com mais oito palestras: Movimentos sociais e a educação; Ansiedade e depressão: um debate necessário sobre saúde mental; A importância da formação permanente para o Quadro de Apoio; A presença da literatura e da música no ambiente escolar; Como trabalhar a valorização dos povos e as relações raciais com crianças pequenas, Desafios de uma gestão democrática para uma escola pública de qualidade social, Evasão escolar: um problema a ser enfrentado com política pública de reparação; e A crise da democracia representativa: novos riscos, velhos desafios.
Como atividades culturais, Zico de Oliveira pela manhã. No intervalo do almoço, apresentação de As Pastoras, no espaço da Mostra de Arte e Cultura (MAC) e show do músico Beto Lee, no auditório Celso Furtado.
À tarde, voltam ao debate sobre o Texto Referência e as emendas.
A DIRETORIA
CLAUDIO FONSECA















Fotos: Fernando Cardozo