12/04/2024 - Representantes debatem questão salarial, informes e saúde dos profissionais de educação
Questão salarial, informes e palestra sobre saúde física e mental dos profissionais de educação foram os temas da reunião de representantes sindicais realizada nesta sexta-feira, 12/04/2024.
O presidente do SINPEEM, Claudio Fonseca, falou sobre a importância da luta da categoria, durante os 20 dias de greve – ocorrida entre os dias 08 e 28 de março –, para, mais uma vez, impedir a política do prefeito Ricardo Nunes de transformação da remuneração dos servidores municipais em subsídio também para o Quadro dos Profissionais de Educação.
Lembrou que foram necessárias várias discussões e pressão nas ruas para conquistarmos a inclusão, no protocolo de negociação, de sete itens referentes às condições de trabalho, além do pagamento dos dias parados. Também ressaltou que a luta não terminou. Ela continua pela incorporação de 39%, condições de trabalho, saúde e segurança para os profissionais de educação, fim do confisco previdenciário e pelo atendimento a todas as demais reivindicações da categoria.
Na sequência, falou sobre a obrigatoriedade do recadastramento de todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas, bem como da declaração e família, Imposto de Renda, fim do congelamento de tempo para aquisição de quinquênios e sexta parte e sobre a luta contra o confisco previdenciário.
A reunião também contou com a palestra com o tema “Saúde física e mental dos profissionais de educação: um problema a ser enfrentado com políticas públicas”, ministrada pelos palestrantes Eduardo Lucas Andrade, psicanalista, psicólogo, membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos (Ebep-BH), membro da Academia Bom-Despachense de Letras e da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses e autor de vários livros; e Damaris Gomes Maranhão, doutora em Ciências da Saúde, colaboradora do Instituto Avisa lá e professora do curso de pós-graduação em Gestão e Formação em Educação Infantil, do Instituto Superior de Educação Vera Cruz.
No encerramento da reunião, o presidente solicitou aos representantes sindicais que preencham o questionário disponibilizado na área do associado do site do SINPEEM, com questões referentes ao ambiente, organização do trabalho e acolhimento, para que o sindicato possa mapear as reais condições das unidades educacionais da rede direta (https://www.sinpeem.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=15065).
A DIRETORIA
CLAUDIO FONSECA
Presidente
×