Brinquedos e brincadeiras culturais na infância e educação antirracista: inscrições para cursos EaD serão abertas na terça-feira, 25/03, às 10h
Na próxima terça-feira, 25/03, às 10 horas, o SINPEEM abrirá inscrições para dois cursos EaD que vão abordar a importância dos brinquedos e brincadeiras culturais na infância e a educação antirracista.
As vagas são limitadas. Veja os detalhes e participe.
INFÂNCIAS: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS CULTURAIS
Período: 29/03 a 22/04.
Duração: 20 horas, sendo 16 on-line e quatro horas de aula síncrona.
Aula síncrona: 29/03 (sábado).
Horário: das 09h às 13h.
Público-alvo: agente de apoio/assistente de suporte operacional, agente escolar, auxiliar de desenvolvimento infantil, auxiliar técnico de educação, professor de educação infantil, professor de educação infantil e ensino fundamental I, coordenador pedagógico, diretor de escola e supervisor escolar.
Objetivos:
- possibilitar o contato e a exploração por meio de brincadeiras, dos bebês e das crianças, com os elementos da natureza;
- valorizar e acolher como forma de pensamento e linguagem as brincadeiras inventadas por bebês e crianças, assim como as histórias e os objetos criados por eles;
- propor experiências para os bebês e as crianças, tais como jogos, brincadeiras, arte, culinária, filmes, livros, músicas e danças, que estimulam novos conhecimentos e visões sobre as culturas africanas, afro-brasileiras, indígenas e imigrantes, considerando que todos os povos produzem cultura e conhecimento;
- integrar educadores, crianças e bebês em um processo de aprendizagem compartilhada, garantindo a escuta ativa, participação e autoria infantil na construção de experiências educativas significativas e inovadoras.
O OLHAR INTERSECCIONAL PARA A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Período: 02 a 23/04.
Duração: 20 horas, sendo 16 on-line e quatro horas de aulas síncronas.
Aulas síncronas: 02 e 23/04 (quartas-feiras).
Horários: das 09h às 11h e das 16 às 18h, conforme a opção do associado no ato da inscrição.
Público-alvo: agente de apoio/assistente de suporte operacional, agente escolar, auxiliar de desenvolvimento infantil, auxiliar técnico de educação, professora e educação infantil, professor de educação infantil e ensino fundamental I, professor de ensino fundamental II e médio, coordenador pedagógico, diretor de escola r supervisor escolar.
Objetivos:
- identificar as manifestações do racismo estrutural no ambiente escolar e compreender seus impactos na permanência e no desenvolvimento dos estudantes;
- analisar o conceito de interseccionalidade e sua importância para a construção de uma educação mais inclusiva e equitativa;
- aprofundar o entendimento sobre o letramento racial como ferramenta para a transformação das práticas pedagógicas;
- elaborar e estruturar práticas educacionais voltadas à implementação de uma educação antirracista;
- assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.
IMPORTANTE
Não terá prioridade o associado que desistiu de formações anteriores sem justificativa.
A DIRETORIA
CLAUDIO FONSECA
Presidente