Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo

28/03/2025 - Campanha salarial: Guaianases atende à convocação da Coeduc e faz grande paralisação e manifestação em frente à DRE


     Revogação da Lei nº 18.221/2024, revogação do confisco e redução das alíquotas previdenciárias, aumento real de 44%, condições dignas de trabalho, redução das jornadas de trabalho do Quadro de Apoio e dos gestores, climatização nas escolas, fim das terceirizações e privatizações, não ao regime de remuneração por subsídio, gestão democrática, investimento em saúde e segurança nas escolas e em seu entorno, ampliação dos módulos dos docentes e do Quadro Apoio, condições de atendimento à educação especial para garantir as aprendizagens. Para defender estas e outras reivindicações da categoria, a Coordenação das Entidades Sindicais Específicas da Educação (Coeduc), composta pelo Sinpeem, Sedin e Sinesp, realizou nesta sexta-feira, 28/03, paralisação e manifestação em frente à Diretoria Regional de Educação (DRE) de Guaianases, como parte integrante da campanha salarial unificada de 2025.

     Esta foi a terceira paralisação do calendário aprovado na assembleia de 18/03, que tem como finalidade construir e fortalecer o movimento para a paralisação de 30/04, denunciando e pedindo o apoio da população contra as medidas que vêm sendo adotadas pelo governo Ricardo Nunes, que destroem os direitos dos profissionais de educação.

     As duas primeiras paralisações foram realizadas nas DREs de São Miguel Paulista e Ipiranga, nos dias 24 e 26/03, respectivamente.

     Recebidos pela diretora regional de educação, Lucimeire Cabral de Santana, o presidente do Sinpeem, Claudio Fonseca, a presidenta do Sinesp, Norma Lúcia, e a presidenta em exercício do Sedin, Claudete Alves, apresentaram as reivindicações dos docentes, gestores e Quadro de Apoio e foram respaldados com a garantia da dirigente de que as demandas serão encaminhadas e discutidas junto à Secretaria Municipal de Educação (SME).

REUNIÃO DA COEDUC COM A SME

     A Coeduc também foi recebida na SME pelo secretário-adjunto, Bruno Lopes Correia. Na oportunidade, os dirigentes sindicais do Sinpeem, Sedin e Sinesp cobraram o atendimento à pauta unificada e, mais uma vez, reivindicaram a revogação da Lei nº 18.221/2024, que penaliza os docentes readaptados com a suspensão da Jeif e dos servidores com licença superior a 30 dias até o retorno ao trabalho, o que representa 33% a menos nos vencimentos destes profissionais. Lembrando que, também nesta sexta-feira, a Coeduc obteve uma importante vitória, com a publicação de despacho da Cogep/SME mantendo a Jeif para os readaptados e os licenciados para tratamento de saúde, atendendo liminar do Sinesp, até a decisão da Justiça (veja a matéria).

     Também ratificaram que não abrem mão dos direitos conquistados ao longo dos anos para a categoria e que a Coeduc continua lutando para garantir educação pública gratuita, estatal, laica e de qualidade para todos, em todos os níveis e modalidades de ensino.

     O secretário-adjunto afirmou que a SME está analisando a pauta de reivindicações da categoria, com questões salariais, funcionais, de segurança e saúde, juntamente com as Secretarias de Gestão e da Fazenda. 

     A luta continua. Veja o calendário das próximas paralisações regionais:


31/03 – DRE Butantã (100 escolas):
manifestação às 12 horas, em frente à sede da DRE 
(Rua Padre Eugênio Lopes, 361, Vila Progredior)

02/04 – DRE Santo Amaro (95 escolas): 
manifestação às 12 horas, em frente à sede da DRE
(Av. Dr. Lino de Moraes Leme, 1.090, Vila Paulista)

04/04 – DRE Itaquera (113 escolas): 
manifestação às 12 horas, em frente à sede da DRE
(Av. Afonso de Sampaio e Souza, 484, Jardim Nossa Senhora do Carmo)

07/04 – DRE Campo Limpo (191 escolas): 
manifestação às 12 horas, em frente à sede da DRE
(Av. João Dias, 3.763, Jardim Santo Antônio)

09/04 – DRE Pirituba/Jaraguá (151 escolas):
 manifestação às 12 horas, em frente à sede da DRE
(Rua Aurélia, 996, Vila Romana)

14/04 – DRE São Mateus (146 escolas): 
manifestação às 12 horas, em frente à sede da DRE
(Av. Ragueb Chohfi, 1.550, Jardim Três Marias)

16/04 – DRE Jaçanã/Tremembé (112 escolas): 
manifestação às 12 horas , em frente à sede da DRE
(Av. Tucuruvi, 808, Tucuruvi)

23/04 – DRE Capela do Socorro (121 escolas): 
manifestação às 12 horas, em frente à sede da DRE
(Rua Deputado Adib Chammas, 112, Veleiros)

25/04 – DRE Freguesia do Ó/Brasilândia (100): 
manifestação às 12 horas, em frente à sede da DRE
(Rua Marina Ciufuli Zanfelice, 371, Lapa de Baixo)

28/04 – DRE Penha (130 escolas): 
manifestação às 12 horas, em frente à sede da DRE
(Rua Apucarana, 215, Tatuapé)

30/04 - paralisação geral, manifestação e assembleia, às 13 horas, em frente à Prefeitura.

Todos à luta. Juntos somos mais fortes!


A DIRETORIA

CLAUDIO FONSECA
Presidente



Fotos: Graça Donegati e Jaine Silvestre                                    Clique nas imagens para ampliar                 

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home