Comunicado nº 801 (DOC de 17/06/2008, página 34)
DE 16 DE JUNHO DE 2008
Processo seletivo para professores de educação Infantil e ensino fundamental I em exercício na rede municipal de ensino, interessados em desenvolver atividades no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja).
O secretário municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, e conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação Técnica e a Divisão de Orientação Técnica de Educação de Jovens e Adultos (DOT/EJA), e considerando:
- as diretrizes da política educacional da Secretaria Municipal de Educação;
- o disposto na Portaria SME nº 4.507, de 30/08/07, que institui na rede municipal de ensino o programa “Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas”;
- a criação dos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (Ciejas) pelo Decreto nº 43.052, de 04/04/2003;
- a necessidade de continuidade da implantação do programa para a Educação de Jovens e Adultos, com ênfase no mundo do trabalho e da cultura;
- a necessidade de contemplar os Centros com o quadro docente necessário para a viabilização do projeto;
- o disposto no artigo 6º da Portaria SME nº 5.491, de 29/08/2003.
COMUNICA:
1. Estarão abertas as inscrições para professores que atuam no ensino fundamental I interessados em desenvolver atividades no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja) Ermelino Matarazzo, localizado na Av. Paranaguá, 1.954 – Ermelino Matarazzo, fone: 2547-7188, nos dias 19 e 20 de junho de
2008, no horário das 10h às 20h.
2. Poderão inscrever-se professores de educação infantil e ensino fundamental I.
3. Os interessados deverão:
- atender ao funcionamento dos Centros nas jornadas Jeif ou JBD - complementada com mais 8 (oito) TEX
- participar do trabalho coletivo 8 (oito) horas/aula no próprio Centro.
- contemplar o perfil do professor do Cieja, anexo I;
- inscrever-se por um único cargo.
5. As vagas existentes serão informadas no ato da inscrição.
6. Os professores inscritos serão submetidos a:
- prova escrita, que se constituirá em dissertação de uma lauda sobre tema a ser solicitado na ocasião, que versará sobre EJA, questões sobre o mundo do trabalho, mundo da cultura;
- entrevista com a comissão instituída sob a responsabilidade do coordenador da Diretoria Regional de Educação para o gerenciamento do processo seletivo.
7. O processo seletivo dos candidatos será feito com base nas seguintes fases:
a) prova escrita de caráter eliminatório (10 pontos) – excluindo aqueles que obtiverem menos de 5 pontos;
b) entrevista com base no perfil constante no Anexo I deste Comunicado;
c) tempo de efetivo exercício no magistério da rede municipal de ensino da Prefeitura Municipal de São Paulo (1,0 ponto por ano - até 10 pontos).
8. O candidato que não comparecer nas datas determinadas para qualquer uma das fases estará automaticamente eliminado.
9. Para fins de gerenciamento do processo seletivo será instituída uma comissão sob a responsabilidade do coordenador da Diretoria Regional de Educação, que utilizará formulários padronizados para o respectivo processo.
10. O Centro onde os professores realizarem suas inscrições deverá afixar em local visível e de fácil acesso, os resultados e a classificação em ordem decrescente:
a) realização da prova escrita no dia 25 de junho de 2008 às 13 horas;
b) divulgação do resultado final da prova escrita no dia 27 de junho de 2008, assegurando-se nesta mesma data a interposição de recurso aos interessados;
c) realização da entrevista, dia 30 de junho de 2008 e entrega de documentação relativa ao tempo de efetivo exercício no magistério da PMSP, conforme alínea “c” do item 7;
d) divulgação da classificação final do processo seletivo no dia 03 de julho de 2008.
11. Os professores serão designados pela Diretoria Regional de Educação de acordo com a classificação final, considerando-se a necessidades do Centro.
ANEXO I DO COMUNICADO Nº 801, DE 16 DE junho DE 2008
Perfil do professor para o Projeto Cieja
O Cieja necessita de um professor que:
* articule conceitos e princípios das ciências da aprendizagem, valores da autonomia operatória e sócio-humanista, bem como habilidades de planejamento e mediação de processos de aprendizagem voltados para o desenvolvimento de competências e para autonomia na aprendizagem;
* considere conhecimentos teóricos, científicos, técnicos e tecnológicos como bens a serem mobilizados pelos alunos, e não como preocupação exclusiva da ação docente, selecionando/priorizando aqueles que efetivamente são essenciais para desencadear o processo de desenvolvimento do educando;
* trabalhe regularmente com situações problemas, por projetos e outros métodos ativos de aprendizagem;
* conheça e tenha participação das discussões a respeito das expectativas de aprendizagens (EJA);
* conheça a proposta curricular do Projeto Cieja, planeje e desenvolva em equipe o processo educacional contido no mesmo - de forma interdisciplinar contemplando as áreas do conhecimento que respaldam a referida proposta - numa perspectiva integrada e significativa;
* crie situações de aprendizagem onde os conteúdos, visto como bens, sejam trabalhados de forma contextualizada e significativa, considerando os conhecimentos e habilidades prévias dos alunos como ponto de partida, estimulando a pesquisa, a descoberta e a construção de conhecimentos, habilidades e valores coerentes com as competências pretendidas na Educação de Jovens e Adultos;
* mantenha uma postura democrática, participativa, cooperativa, crítica e empática em face de colegas e alunos, atualizar-se constantemente e preparar-se didaticamente para desenvolver o trabalho coletivo do Cieja;
* planeje atividades e desenvolva situações de aprendizagem que promovam o desenvolvimento das competências leitora e escritora;
* utilize alternativas metodológicas que levem a uma prática pedagógica centrada no aprender a aprender e no desenvolvimento de competências, mobilizando o referencial teórico, metodológico e valorativo subjacente à autonomia operatória;
* proponha avaliação como instrumento para registro, sondagem de aprendizagem, acompanhamento e intervenções necessárias para o avanço dos alunos;
* tenha noções de informática básica para desenvolver ações de formação do Itinerário Formativo de Informática.