Comunicado nº 18 (DOC de 24/07/2010, páginas 40 e 41)

DE 06 DE JULHO DE 2010 

A Diretoria Regional de Educação Penha e DOT-P, no uso de suas atribuições legais, convida os professores que atuam no ensino fundamental II, para o curso “APRENDIZAGENS, VIVÊNCIAS E INTERAÇÕES NA GESTÃO DA SALA DE AULA”, visando a implementação das Orientações Curriculares e Expectativas de Aprendizagem, para a melhoria das aprendizagens dos alunos.

JUSTIFICATIVA: os resultados de aprendizagem apresentados em 2009 pelos alunos do ciclo II, com base na Prova São Paulo evidenciam a necessidade de reorganização curricular focando as aprendizagens dos alunos, que envolve a formação dos professores priorizando suas práticas pedagógicas e didáticas, o acompanhamento e a avaliação contínua.

O curso em pauta visa apoiar e impulsionar o trabalho do professor no planejamento de ações didáticas contempladas nos Documentos e Materiais produzidos pela SME, oferecendo condições propícias para os processos de mudanças na escola e na sala de aula, favorecendo a passagem de uma situação em que os resultados da aprendizagem são insatisfatórios,

para outra em que o desempenho dos alunos atinja patamar desejável, atingindo a meta que todos os alunos aprendam os conteúdos adequados ao ano do ciclo e da etapa de aprendizagem.

Além do domínio dos saberes dos eixos temáticos de cada área de conhecimento, é fundamental desenvolver, em nossas crianças e jovens, as competências leitora e escritora em todas as áreas do conhecimento, nos diversos gêneros textuais presentes na vida em sociedade.

Há necessidade de subsidiar o trabalho do professor no planejamento de ações didáticas contempladas nos Cadernos de Apoio e Aprendizagem, aprimorando a gestão e organização da sala de aula como condição para que a aprendizagem ocorra, dado que o envolvimento dos alunos no trabalho está relacionado com a forma como os professores gerem as estruturas da sala de aula, mais do que com a forma como lidam com os comportamentos individuais.

OBJETIVOS

- Aprimorar a gestão da sala de aula para garantir aprendizagens e vivências qualificadas.

- Orientar o professor para que supere o papel tradicional de uma educação voltada para o individualismo, entendendo que seu papel passa por um repensar. O professor deve ser alguém que não se considera acabado e pronto, mas sim alguém que busca permanentemente redescobrir novas formas de melhor gerenciar sua sala de aula.

- Subsidiar os professores do ciclo II, visando o estudo e o planejamento do ensino e da aprendizagem, voltado para o desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos do ciclo II.

- Implementar o programa Ler e Escrever em todas as áreas de conhecimento articulado com as orientações curriculares, as expectativas de aprendizagem, a matriz de competências e habilidades da Prova São Paulo e as orientações didáticas propostas pela Secretaria Municipal de Educação.

- Articular os objetivos específicos com os objetivos gerais da educação no Ensino fundamental, conforme a legislação em vigor, às Diretrizes da Secretaria Municipal de Educação e o projeto pedagógico da escola que deve ter como núcleo articulador o currículo escolar.

- Subsidiar a implementação dos Cadernos de Apoio e Aprendizagem.

METODOLOGIA

Reflexão sobre a ação, visando transformá-la.
Metodologia científica de busca de solução de problemas advindos do cotidiano: resolução de situação problema através da análise e tematização da prática dos professores, por meio de estratégias, como: observação compartilhada das experiências do professor, contemplando atividades reflexivas; análise de sequências didáticas; planejamento de situações didáticas; construção de intervenções didáticas junto aos alunos, visando a prática reflexiva; estudo de implicações pedagógicas de textos teóricos estudados; socialização e devolutivas de práticas e sistematização de reflexões.

CONTEÚDOS

- Gestão da sala de aula: planificação, organização das aulas, uso e distribuição de recursos, estabelecimento e explicitação das regras, a reação ao comportamento individual e de grupo.

- Monitoramento e ritmo dos acontecimentos da sala de aula;

- Planejamento do tempo e dos limites temporais.

- Modalidades organizativas do tempo escolar.

- As interações de sala de aula.

- Gestão do currículo.

- Situações didáticas que a rotina precisa contemplar, explorando contexto e situações do cotidiano que se relacionam aos conhecimentos científicos, por meio de práticas que podem se articular em projetos ou sequências de variadas atividades didáticas.

- A leitura e a escrita nas aulas das diferentes áreas do conhecimento e a utilização dos Cadernos de Apoio e Aprendizagem.

- Instrumentos de avaliação.

- Sondagens e levantamento de conhecimentos prévios dos alunos.

- O papel do diagnóstico.

- Avaliação formativa.

- O papel das provas escritas.

- Avaliações externas.

PÚBLICO ALVO

Professores do ensino fundamental do ciclo II de todas as áreas de conhecimento, lotados na DRE Penha e assistentes técnicos de educação I que acompanham o ensino fundamental.

REGENTE, TURMAS, LOCAIS

TURMA I

Formadora: professora Márcia Rodrigues de Sousa Mendonça, RG 3.199.285
Local: Emef Juarez Távora – sala de vídeo – rua Japaiquara, 679, Vila Rio Branco
Horário: 19h às 22h

TURMA II

Formadora: professora Maria de Lourdes da Cunha Montezano, RG: 4.874.061

Local: auditório – DRE Penha – rua Apucarana, 215, Tatuapé
Horário: 19h às 22h

CARGA HORÁRIA DAS TURMAS “I”, “II”: 35 horas totais, sendo 11 encontros de 3 horas presenciais, totalizando 33(trinta e três) horas presenciais e 02(duas) horas de trabalho pessoal desenvolvidas na unidade escolar, destinadas à organização e registro. O período de realização será de 02 de agosto a 25 de outubro de 2010, sendo realizado às segundas-feiras, conforme o cronograma abaixo:
agosto: 02, 09; 16; 23 e 30;
setembro: 13; 20 e 27;
outubro: 04, 18 e 25.

AVALIAÇÃO

Processual, por meio da devolutiva das atividades propostas e a participação no decorrer do curso.

CERTIFICAÇÃO

Farão jus à certificação, os participantes que obtiverem 80% de frequência, entregarem todas as atividades propostas e cursarem fora do horário de trabalho.

ÁREA PROMOTORA

Diretoria Regional de Educação Penha/DOT-P.

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA CURSO DE PROFESSORES
 DO CICLO II – 2010 – TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO
 

REALIZAR A INSCRIÇÃO ATÉ 02 DE AGOSTO DE 2010, VIA E-MAIL E VIA CARGA.

LOCAIS:

TURMA I
Formadora: Professora Márcia Rodrigues de Sousa Mendonça, RG 3.199.285
Local: Emef Juarez Távora – sala de vídeo – rua Japaiquara, 679, Vila Rio Branco
Horário: 19h às 22h

TURMA II
Formadora: Maria de Lourdes da Cunha Montezano, RG 4.874.061
Local: auditório – DRE Penha – rua Apucarana, 215, Tatuapé
Horário: 19h às 22h
 



Nome completo do professor (SEM ABREVIAR): ____________

________________________________________________.

RF: ______ QPE: _____ CPF: _________ Jornada: ________

Componente curricular: ______________________________.

Unidade de lotação: EMEF ___________________________.

Unidade de exercício: _______________________________.

Cargo: __________________________________________.

Função: _________________________________________.

Inscrever-se na:

( ) Turma “I” – Emef Juarez Távora – sala de vídeo

( ) Turma “II” – auditório – DRE Penha – rua Apucarana, 215, Tatuapé

Classe(s) em que leciona: _____________________________

Data: ___/___/2010.

Assinatura do professor: _____________________________

Assinatura do diretor: _______________________________


OBS: ANEXAR CÓPIA DO HOLERITE

 

 

 

 

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