Comunicado nº 18 (DOC de 24/07/2010, páginas 40 e 41)
DE 06 DE JULHO DE 2010
A Diretoria Regional de Educação Penha e DOT-P, no uso de suas atribuições legais, convida os professores que atuam no ensino fundamental II, para o curso “APRENDIZAGENS, VIVÊNCIAS E INTERAÇÕES NA GESTÃO DA SALA DE AULA”, visando a implementação das Orientações Curriculares e Expectativas de Aprendizagem, para a melhoria das aprendizagens dos alunos.
JUSTIFICATIVA: os resultados de aprendizagem apresentados em 2009 pelos alunos do ciclo II, com base na Prova São Paulo evidenciam a necessidade de reorganização curricular focando as aprendizagens dos alunos, que envolve a formação dos professores priorizando suas práticas pedagógicas e didáticas, o acompanhamento e a avaliação contínua.
O curso em pauta visa apoiar e impulsionar o trabalho do professor no planejamento de ações didáticas contempladas nos Documentos e Materiais produzidos pela SME, oferecendo condições propícias para os processos de mudanças na escola e na sala de aula, favorecendo a passagem de uma situação em que os resultados da aprendizagem são insatisfatórios,
para outra em que o desempenho dos alunos atinja patamar desejável, atingindo a meta que todos os alunos aprendam os conteúdos adequados ao ano do ciclo e da etapa de aprendizagem.
Além do domínio dos saberes dos eixos temáticos de cada área de conhecimento, é fundamental desenvolver, em nossas crianças e jovens, as competências leitora e escritora em todas as áreas do conhecimento, nos diversos gêneros textuais presentes na vida em sociedade.
Há necessidade de subsidiar o trabalho do professor no planejamento de ações didáticas contempladas nos Cadernos de Apoio e Aprendizagem, aprimorando a gestão e organização da sala de aula como condição para que a aprendizagem ocorra, dado que o envolvimento dos alunos no trabalho está relacionado com a forma como os professores gerem as estruturas da sala de aula, mais do que com a forma como lidam com os comportamentos individuais.
OBJETIVOS
- Aprimorar a gestão da sala de aula para garantir aprendizagens e vivências qualificadas.
- Orientar o professor para que supere o papel tradicional de uma educação voltada para o individualismo, entendendo que seu papel passa por um repensar. O professor deve ser alguém que não se considera acabado e pronto, mas sim alguém que busca permanentemente redescobrir novas formas de melhor gerenciar sua sala de aula.
- Subsidiar os professores do ciclo II, visando o estudo e o planejamento do ensino e da aprendizagem, voltado para o desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos do ciclo II.
- Implementar o programa Ler e Escrever em todas as áreas de conhecimento articulado com as orientações curriculares, as expectativas de aprendizagem, a matriz de competências e habilidades da Prova São Paulo e as orientações didáticas propostas pela Secretaria Municipal de Educação.
- Articular os objetivos específicos com os objetivos gerais da educação no Ensino fundamental, conforme a legislação em vigor, às Diretrizes da Secretaria Municipal de Educação e o projeto pedagógico da escola que deve ter como núcleo articulador o currículo escolar.
- Subsidiar a implementação dos Cadernos de Apoio e Aprendizagem.
METODOLOGIA
Reflexão sobre a ação, visando transformá-la.
Metodologia científica de busca de solução de problemas advindos do cotidiano: resolução de situação problema através da análise e tematização da prática dos professores, por meio de estratégias, como: observação compartilhada das experiências do professor, contemplando atividades reflexivas; análise de sequências didáticas; planejamento de situações didáticas; construção de intervenções didáticas junto aos alunos, visando a prática reflexiva; estudo de implicações pedagógicas de textos teóricos estudados; socialização e devolutivas de práticas e sistematização de reflexões.
CONTEÚDOS
- Gestão da sala de aula: planificação, organização das aulas, uso e distribuição de recursos, estabelecimento e explicitação das regras, a reação ao comportamento individual e de grupo.
- Monitoramento e ritmo dos acontecimentos da sala de aula;
- Planejamento do tempo e dos limites temporais.
- Modalidades organizativas do tempo escolar.
- As interações de sala de aula.
- Gestão do currículo.
- Situações didáticas que a rotina precisa contemplar, explorando contexto e situações do cotidiano que se relacionam aos conhecimentos científicos, por meio de práticas que podem se articular em projetos ou sequências de variadas atividades didáticas.
- A leitura e a escrita nas aulas das diferentes áreas do conhecimento e a utilização dos Cadernos de Apoio e Aprendizagem.
- Instrumentos de avaliação.
- Sondagens e levantamento de conhecimentos prévios dos alunos.
- O papel do diagnóstico.
- Avaliação formativa.
- O papel das provas escritas.
- Avaliações externas.
PÚBLICO ALVO
Professores do ensino fundamental do ciclo II de todas as áreas de conhecimento, lotados na DRE Penha e assistentes técnicos de educação I que acompanham o ensino fundamental.
REGENTE, TURMAS, LOCAIS
TURMA I
Formadora: professora Márcia Rodrigues de Sousa Mendonça, RG 3.199.285
Local: Emef Juarez Távora – sala de vídeo – rua Japaiquara, 679, Vila Rio Branco
Horário: 19h às 22h
TURMA II
Formadora: professora Maria de Lourdes da Cunha Montezano, RG: 4.874.061
Local: auditório – DRE Penha – rua Apucarana, 215, Tatuapé
Horário: 19h às 22h
CARGA HORÁRIA DAS TURMAS “I”, “II”: 35 horas totais, sendo 11 encontros de 3 horas presenciais, totalizando 33(trinta e três) horas presenciais e 02(duas) horas de trabalho pessoal desenvolvidas na unidade escolar, destinadas à organização e registro. O período de realização será de 02 de agosto a 25 de outubro de 2010, sendo realizado às segundas-feiras, conforme o cronograma abaixo:
agosto: 02, 09; 16; 23 e 30;
setembro: 13; 20 e 27;
outubro: 04, 18 e 25.
AVALIAÇÃO
Processual, por meio da devolutiva das atividades propostas e a participação no decorrer do curso.
CERTIFICAÇÃO
Farão jus à certificação, os participantes que obtiverem 80% de frequência, entregarem todas as atividades propostas e cursarem fora do horário de trabalho.
ÁREA PROMOTORA
Diretoria Regional de Educação Penha/DOT-P.
FICHA DE INSCRIÇÃO PARA CURSO DE PROFESSORES
DO CICLO II – 2010 – TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO
REALIZAR A INSCRIÇÃO ATÉ 02 DE AGOSTO DE 2010, VIA E-MAIL E VIA CARGA.
LOCAIS:
TURMA I
Formadora: Professora Márcia Rodrigues de Sousa Mendonça, RG 3.199.285
Local: Emef Juarez Távora – sala de vídeo – rua Japaiquara, 679, Vila Rio Branco
Horário: 19h às 22h
TURMA II
Formadora: Maria de Lourdes da Cunha Montezano, RG 4.874.061
Local: auditório – DRE Penha – rua Apucarana, 215, Tatuapé
Horário: 19h às 22h
Nome completo do professor (SEM ABREVIAR): ____________
________________________________________________.
RF: ______ QPE: _____ CPF: _________ Jornada: ________
Componente curricular: ______________________________.
Unidade de lotação: EMEF ___________________________.
Unidade de exercício: _______________________________.
Cargo: __________________________________________.
Função: _________________________________________.
Inscrever-se na:
( ) Turma “I” – Emef Juarez Távora – sala de vídeo
( ) Turma “II” – auditório – DRE Penha – rua Apucarana, 215, Tatuapé
Classe(s) em que leciona: _____________________________
Data: ___/___/2010.
Assinatura do professor: _____________________________
Assinatura do diretor: _______________________________
OBS: ANEXAR CÓPIA DO HOLERITE