Comunicado nº 1.148 (DOC de 24/07/2010, páginas 38 e 39)
DE 23 DE JULHO DE 2010
Curso: Avaliação de larga escala em educação – desafios e possibilidades
O secretário municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou o Núcleo de Avaliação Educacional da Assessoria Técnica e de Planejamento, COMUNICA a realização do curso “Avaliação de larga escala em Educação – desafios e possibilidades”.
Justificativa
O Sistema de Avaliação do Aproveitamento Escolar da Secretaria Municipal de Educação envolve, entre outras ações, a realização de avaliações de larga escala periódicas, como a Prova São Paulo e Prova da Cidade.
Em tais avaliações são utilizados procedimentos metodológicos sofisticados que contribuem para sistematizar dados e produzir informações sobre o desempenho dos alunos da Rede. Nesse sentido, faz-se necessário promover reflexões que auxiliem a compreensão sobre a avaliação de larga escala e de seus aspectos metodológicos.
Assim, o Núcleo de Avaliação Educacional oferece o curso ”Avaliação de larga escala em educação - desafios e possibilidades”, proporcionando momentos de formação continuada que mobilizem supervisores escolares, diretores de escola, coordenadores pedagógicos e professores para a análise do papel da avaliação de larga escala no desenvolvimento do projeto pedagógico das unidades escolares.
Objetivo geral
Conhecer os fundamentos teóricos e metodológicos que norteiam a avaliação de larga escala (externa) na rede municipal de São Paulo, favorecendo processos de leitura e interpretação dos resultados da Prova São Paulo e da Prova da Cidade, e estimular possíveis intervenções pedagógicas.
Objetivos específicos do Módulo I
* Conhecer os conceitos teóricos e os pressupostos organizacionais que norteiam avaliações externas.
* Compreender as metodologias – Teoria da Resposta ao Item (TRI) e Teoria Clássica de Teste (TCT) – utilizadas na Prova São Paulo e em outras avaliações externas.
* Compreender a importância e o significado da escala de proficiência.
* Refletir sobre o processo de interpretação pedagógica dos resultados de uma avaliação externa.
Objetivos específicos do Módulo II
* Estabelecer relações entre a matriz de referência para avaliação e matriz curricular.
* Compreender a importância e função da matriz de referência para avaliação na formulação de provas.
* Vivenciar a elaboração de itens para avaliações externas, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.
Público alvo
a) professores de educação infantil e ensino fundamental I - com regência no ciclo I;
b) professores do ensino fundamental II e médio de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências - com regência no ciclo II;
c) coordenadores pedagógicos, diretores de escola e supervisores escolares que atuem em Emef ou Emefm;
d) profissionais de educação das Diretorias de Orientação Técnico-Pedagógica (DOT-P) que atuam na formação do ensino fundamental e médio, nas Diretorias Regionais de Educação (DRE).
Metodologia
A metodologia de formação proposta para este curso deve orientar-se por:
* delimitação da situação problema (síntese e reflexão);
* construção de conhecimentos pelo grupo;
* planejamento e desenvolvimento de atividades relacionadas ao conteúdo do curso;
* avaliação a partir das atividades desenvolvidas.
Estratégias formativas
* Leitura crítica de artigos científicos;
* Problematização de situações relativas ao processo de elaboração de avaliações externas.
* Oficinas de elaboração de itens.
Conteúdos do Módulo I
* Avaliação da aprendizagem e avaliação externa.
* Análise estatística -Teoria da Resposta ao Item (TRI).
* Análise estatística -Teoria Clássica de Teste (TCT);
* Análise pedagógica de resultados da Prova São Paulo e Prova da Cidade.
* Escala de proficiência.
* Matrizes de referência para avaliação do rendimento escolar e documentos de orientações curriculares.
Conteúdos do Módulo II
* Matriz de referência para avaliação do rendimento escolar das áreas de conhecimento de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.
* Competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.
* Tipos de itens.
* Elaboração e revisão de itens.
* Grades (critérios) de correção para Itens de resposta construída.
Carga horária:
* Módulo I - 03 encontros de 06 horas cada um;
* Módulo II - 03 encontros de 06 horas cada um;
* Total: 40 horas, sendo 36 horas presenciais e 4 horas destinadas à realização de trabalhos orientados.
Avaliação do participante
O conceito satisfatório está vinculado ao cumprimento da frequência mínima e à realização e entrega de todos os trabalhos solicitados nos encontros, incluindo a elaboração de itens de múltipla escolha e de resposta construída, de acordo com os critérios discutidos.
Conceito mínimo para aprovação no curso: satisfatório
Frequência mínima exigida no curso: 85%
Cronograma
Encontros do Módulo I:
14/08/2010 – das 9h às 12h e das 13h às 16h
28/08/2010 – das 9h às 12h e das 13h às 16h
11/09/2010 – das 9h às 12h e das 13h às 16h
Encontros do Módulo II:
18/09/2010 – das 9h às 12h e das 13h às 16h
23/10/2010 – das 9h às 12h e das 13h às 16h
06/11/2010 – das 9h às 12h e das 13h às 16h
Local dos encontros: DRE JT Centro de Formação - avenida Ataliba Leonel, 1.021 - Santana - São Paulo.
Regentes: Ailton Carlos Santos, Claudio Maroja, Érica Maria Toledo Catalani, Fernando Gonsales, Marcela Cristina Evaristo e Rosana Aparecida Argento
Área promotora: Núcleo de Avaliação Educacional/ATP/SME
Contatos: das 8h 30min às 17h, com Sidnei – telefone: 3396-0558
Número de vagas: 150 vagas, sendo:
* 60 para a área de Língua Portuguesa;
* 60 para a área de Matemática;
* 30 para a área de Ciências.
Período de inscrição: de 26/07/2010 a 13/08/2010 (ou até que o número de participantes seja atingido).
Inscrições pelo e-mail: smeavaliacaoeducacional@prefeitura.sp.gov.br
Ficha de inscrição
Nome completo:___________________________________
Telefones para contato: Res: __________ UE: ____________
Celular: _________
E-mail: __________________________________________
Unidade de exercício: _______________________________
Unidade de lotação: ________________________________
RF ____________________ Padrão: QPE _______________
CPF __________________ RG ______________________
Cargo / Função: ____________________________________
Categoria Funcional: ( ) efetivo ( ) designado ( ) comissionado
( ) outro. Qual: _______________________
Área de conhecimento: ( ) Língua Portuguesa
( ) Matemática ( ) Ciências
Observação: a inscrição só será efetivada se todos os dados estiverem preenchidos. O participante receberá um e-mail de confirmação da inscrição.
Bibliografia
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CAEd/UFJF/SEE-RJ. Manual de Elaboração de Itens - Língua Portuguesa – Programa Nova Escola. Juiz de Fora: 2005.
CAEd/UFJF/SEE-RJ. Manual de elaboração de itens – Matemática – Programa Nova Escola. Juiz de Fora: 2005.
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Educação: fazer e aprender na cidade de São Paulo. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2008. SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental. São Paulo: SME/DOT, 2006.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ensino fundamental: ciclo I. São Paulo: SME/DOT, 2007.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ensino fundamental: ciclo II – Língua Portuguesa. São Paulo: SME/DOT, 2007.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ensino fundamental: ciclo II – Matemática. São Paulo: SME/DOT, 2007.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ensino fundamental: ciclo II – Ciências. São Paulo: SME/DOT, 2007.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ensino fundamental: ciclo II – História. São Paulo: SME/DOT, 2007.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Matrizes de Referência para avaliação do rendimento escolar. São Paulo: SME, 2007.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Relatório de Análises Pedagógicas: Prova São Paulo 2008. São Paulo: SME, 2008.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Relatório técnico: Prova São Paulo 2009. São Paulo: SME, 2009.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Relatório de análises dos resultados da Prova da Cidade 2009. São Paulo: SME, 2009.
SOARES, Jose Francisco Soares. O efeito da escola no desempenho de seus alunos In REICE – Revista eletrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio em Educación, Vol.2, nº 2, 2004.
No Módulo II - trazer cadernos produzidos pela SME de Orientações Curriculares e Proposições de Expectativas de Aprendizagem para o Ensino Fundamental I e II de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, livros didáticos, jornais e revistas.