Comunicado nº 1.148 (DOC de 24/07/2010, páginas 38 e 39)

DE 23 DE JULHO DE 2010 

Curso: Avaliação de larga escala em educação – desafios e possibilidades

O secretário municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou o Núcleo de Avaliação Educacional da Assessoria Técnica e de Planejamento, COMUNICA a realização do curso “Avaliação de larga escala em Educação – desafios e possibilidades”.

Justificativa

O Sistema de Avaliação do Aproveitamento Escolar da Secretaria Municipal de Educação envolve, entre outras ações, a realização de avaliações de larga escala periódicas, como a Prova São Paulo e Prova da Cidade.

Em tais avaliações são utilizados procedimentos metodológicos sofisticados que contribuem para sistematizar dados e produzir informações sobre o desempenho dos alunos da Rede. Nesse sentido, faz-se necessário promover reflexões que auxiliem a compreensão sobre a avaliação de larga escala e de seus aspectos metodológicos.

Assim, o Núcleo de Avaliação Educacional oferece o curso ”Avaliação de larga escala em educação - desafios e possibilidades”, proporcionando momentos de formação continuada que mobilizem supervisores escolares, diretores de escola, coordenadores pedagógicos e professores para a análise do papel da avaliação de larga escala no desenvolvimento do projeto pedagógico das unidades escolares.

Objetivo geral

Conhecer os fundamentos teóricos e metodológicos que norteiam a avaliação de larga escala (externa) na rede municipal de São Paulo, favorecendo processos de leitura e interpretação dos resultados da Prova São Paulo e da Prova da Cidade, e estimular possíveis intervenções pedagógicas.

Objetivos específicos do Módulo I

* Conhecer os conceitos teóricos e os pressupostos organizacionais que norteiam avaliações externas.

* Compreender as metodologias – Teoria da Resposta ao Item (TRI) e Teoria Clássica de Teste (TCT) – utilizadas na Prova São Paulo e em outras avaliações externas.

* Compreender a importância e o significado da escala de proficiência.

* Refletir sobre o processo de interpretação pedagógica dos resultados de uma avaliação externa.

Objetivos específicos do Módulo II

* Estabelecer relações entre a matriz de referência para avaliação e matriz curricular.

* Compreender a importância e função da matriz de referência para avaliação na formulação de provas.

* Vivenciar a elaboração de itens para avaliações externas, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

Público alvo

a) professores de educação infantil e ensino fundamental I - com regência no ciclo I;

b) professores do ensino fundamental II e médio de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências - com regência no ciclo II;

c) coordenadores pedagógicos, diretores de escola e supervisores escolares que atuem em Emef ou Emefm;

d) profissionais de educação das Diretorias de Orientação Técnico-Pedagógica (DOT-P) que atuam na formação do ensino fundamental e médio, nas Diretorias Regionais de Educação (DRE).

Metodologia

A metodologia de formação proposta para este curso deve orientar-se por:

* delimitação da situação problema (síntese e reflexão);

* construção de conhecimentos pelo grupo;

* planejamento e desenvolvimento de atividades relacionadas ao conteúdo do curso;

* avaliação a partir das atividades desenvolvidas.

Estratégias formativas

* Leitura crítica de artigos científicos;

* Problematização de situações relativas ao processo de elaboração de avaliações externas.

* Oficinas de elaboração de itens.

Conteúdos do Módulo I

* Avaliação da aprendizagem e avaliação externa.

* Análise estatística -Teoria da Resposta ao Item (TRI).

* Análise estatística -Teoria Clássica de Teste (TCT);

* Análise pedagógica de resultados da Prova São Paulo e Prova da Cidade.

* Escala de proficiência.

* Matrizes de referência para avaliação do rendimento escolar e documentos de orientações curriculares.

Conteúdos do Módulo II

* Matriz de referência para avaliação do rendimento escolar das áreas de conhecimento de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

* Competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

* Tipos de itens.

* Elaboração e revisão de itens.

* Grades (critérios) de correção para Itens de resposta construída.

Carga horária:

* Módulo I - 03 encontros de 06 horas cada um;

* Módulo II - 03 encontros de 06 horas cada um;

* Total: 40 horas, sendo 36 horas presenciais e 4 horas destinadas à realização de trabalhos orientados.

Avaliação do participante

O conceito satisfatório está vinculado ao cumprimento da frequência mínima e à realização e entrega de todos os trabalhos solicitados nos encontros, incluindo a elaboração de itens de múltipla escolha e de resposta construída, de acordo com os critérios discutidos.

Conceito mínimo para aprovação no curso: satisfatório

Frequência mínima exigida no curso: 85%

Cronograma

Encontros do Módulo I:
14/08/2010 – das 9h às 12h e das 13h às 16h
28/08/2010 – das 9h às 12h e das 13h às 16h
11/09/2010 – das 9h às 12h e das 13h às 16h

Encontros do Módulo II:
18/09/2010 – das 9h às 12h e das 13h às 16h
23/10/2010 – das 9h às 12h e das 13h às 16h
06/11/2010 – das 9h às 12h e das 13h às 16h

Local dos encontros: DRE JT Centro de Formação - avenida Ataliba Leonel, 1.021 - Santana - São Paulo.

Regentes: Ailton Carlos Santos, Claudio Maroja, Érica Maria Toledo Catalani, Fernando Gonsales, Marcela Cristina Evaristo e Rosana Aparecida Argento

Área promotora: Núcleo de Avaliação Educacional/ATP/SME

Contatos: das 8h 30min às 17h, com Sidnei – telefone: 3396-0558

Número de vagas: 150 vagas, sendo:

* 60 para a área de Língua Portuguesa;

* 60 para a área de Matemática;

* 30 para a área de Ciências.

Período de inscrição: de 26/07/2010 a 13/08/2010 (ou até que o número de participantes seja atingido).

Inscrições pelo e-mail: smeavaliacaoeducacional@prefeitura.sp.gov.br 

Ficha de inscrição

Nome completo:___________________________________

Telefones para contato: Res: __________ UE: ____________

Celular: _________

E-mail: __________________________________________

Unidade de exercício: _______________________________

Unidade de lotação: ________________________________

RF ____________________ Padrão: QPE _______________

CPF __________________ RG ______________________

Cargo / Função: ____________________________________

Categoria Funcional: ( ) efetivo ( ) designado ( ) comissionado

( ) outro. Qual: _______________________

Área de conhecimento: ( ) Língua Portuguesa

( ) Matemática ( ) Ciências

Observação: a inscrição só será efetivada se todos os dados estiverem preenchidos. O participante receberá um e-mail de confirmação da inscrição.

Bibliografia

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BRASIL. MEC/Inep. Guia de elaboração de itens do SAEB. Brasília: 2003.

CAEd/UFJF/SEE-RJ. Manual de Elaboração de Itens - Língua Portuguesa – Programa Nova Escola. Juiz de Fora: 2005.

CAEd/UFJF/SEE-RJ. Manual de elaboração de itens – Matemática – Programa Nova Escola. Juiz de Fora: 2005.

CARNOY, Martim. A vantagem acadêmica de Cuba: por que seus alunos vão melhor na escola. São Paulo: Ediouro, 2009.

FERRÃO, Maria Eugénia, BELTRÃO, Kaizô Iwakami e FERNANDES, Cristiano. Aprendendo sobre a escola eficaz: evidências do Saeb 1999 (VERSÃO DE 28/8/2002). Disponível em: http://www.inep.gov.br. Acesso em 06/04/2010.

FERRÃO, M.E. et al. O Saeb – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: objetivos, características e contribuições na investigação da escola eficaz In Revista Brasileira de Estudos de População, v.18, n.1/2, jan./dez. 2001.

FLETCHER, P. À procura do ensino eficaz. Relatório de pesquisa, PNUD/MEC/SAEB,1997.

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KLEIN, R. & FONTANIVE, N. S. (2002). Avaliação em larga escala: uma proposta inovadora. Disponível em www.est.ufmg.br/proav . Acesso em 05/04/2010.

MACEDO, Lino de. Competências e habilidades, situação-problema como avaliação e como aprendizagem, propostas para pensar sobre situações-problema a partir do Enem In: Eixos teóricos que estruturam o Enem. Ministério da Educação e Cultura/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Brasília, 1999. p. 3-36.

NÓVOA, António. Para uma análise das instituições escolares. Disponível em http://www2.dce.ua.pt/docentes/ventura/ficheiros/documpdf/ant%C3%B3nio%20n%C3%B3voa.pdf . Acesso em 23/06/2010.

OLIVEIRA, Romualdo P. de. Avaliações externas podem auxiliar o trabalho pedagógico da escola? In SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. Diretoria de Orientação Técnica.

Educação: fazer e aprender na cidade de São Paulo. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2008. SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental. São Paulo: SME/DOT, 2006.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ensino fundamental: ciclo I. São Paulo: SME/DOT, 2007.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ensino fundamental: ciclo II – Língua Portuguesa. São Paulo: SME/DOT, 2007.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ensino fundamental: ciclo II – Matemática. São Paulo: SME/DOT, 2007.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ensino fundamental: ciclo II – Ciências. São Paulo: SME/DOT, 2007.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ensino fundamental: ciclo II – História. São Paulo: SME/DOT, 2007.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Matrizes de Referência para avaliação do rendimento escolar. São Paulo: SME, 2007.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Relatório de Análises Pedagógicas: Prova São Paulo 2008. São Paulo: SME, 2008.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Relatório técnico: Prova São Paulo 2009. São Paulo: SME, 2009.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Relatório de análises dos resultados da Prova da Cidade 2009. São Paulo: SME, 2009.

SOARES, Jose Francisco Soares. O efeito da escola no desempenho de seus alunos In REICE – Revista eletrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio em Educación, Vol.2, nº 2, 2004.

No Módulo II - trazer cadernos produzidos pela SME de Orientações Curriculares e Proposições de Expectativas de Aprendizagem para o Ensino Fundamental I e II de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, livros didáticos, jornais e revistas.

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