Comunicado nº 280 (DOC de 04/03/2011, página 35)

DE 03 DE MARÇO DE 2011

O secretário municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais e conforme lhe representou a diretora da Diretoria de Orientação Técnica, através do Setor de Educação Especial, DIVULGA a realização do curso: “Auxiliar no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais da rede municipal de ensino para agentes escolares – módulo: deficiência física”.

JUSTIFICATIVA: com o disposto do Artigo 3º do Decreto n° 45.415/04, que estabelece que o Sistema Municipal de Ensino deverá propiciar atendimento às necessidades básicas de locomoção, higiene e alimentação de todos que careçam desse apoio, bem como o fortalecimento do trabalho coletivo entre os profissionais da Unidade Educacional.

E com o disposto no Decreto nº 51.778/10, que Institui a Política de Atendimento de Educação Especial, por meio do Programa Inclui, no Artigo 6º, inciso II, e baseados no contido da Portaria n° 3.681/08 Art. 3 que estabelece, dentre as atividades do agente escolar, o auxílio no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais e da Portaria nº 2.754/09 que dispõe sobre a participação dos agentes escolares como auxiliar no atendimento aos alunos com necessidades educacionais da rede municipal de ensino, vimos a necessidade e a importância de um curso de formação específica para estes Agentes Escolares atuarem no atendimento aos alunos NEE que necessitem de apoio para locomoção, higiene e alimentação.

OBJETIVOS GERAIS: levar o agente escolar ao conhecimento das especificidades destes alunos que necessitam de cuidados especiais, no que diz respeito a locomoção, higiene e alimentação, para o auxílio dessas atividades desenvolvidas fora da sala de aula, ou quando se fizerem necessárias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • possibilitar ao agente escolar, o breve conhecimento dos quadros patológicos que envolvem os alunos com deficiência física;

  • esclarecer sobre procedimentos básicos de higiene, necessários aos alunos com necessidades especiais, que não apresentem autonomia para tanto;

  • conhecer o aluno com deficiência física e suas dificuldades de aprendizagem. Como o agente escolar poderá auxiliar no desenvolvimento de estratégias pedagógicas sociais extraclasse;

  • esclarecer ao agente escolar quais são as dificuldades que o aluno pode apresentar na hora da alimentação e como auxiliá-lo;

  • levar o agente escolar ao conhecimento das várias possibilidades existentes de adaptações de mobiliários, cadeiras de rodas, e recursos de apoio às atividades de vida diária e de Comunicação Suplementar/Alternativa;

  • nostrar de que maneira o agente escolar poderá auxiliar este aluno quanto ao melhor posicionamento e transferências, durante algumas atividades extra-classe.

CONTEÚDO

I – Quadros patológicos: mielomeningocele, paralisia cerebral, malformação congênita; doenças neuromusculares, lesão encefálica infantil adquirida, lesão medular.

II – Enfermagem: procedimentos básicos sobre higiene no aluno com deficiência física;

III – Nutricionista: O diferencial na alimentação – via oral e via sonda.

IV – Fonoaudiologia: mastigação, sialorréia, controle de baba.

Comunicação suplementar alternativa.

V – Terapia ocupacional/Fisioterapia: mobiliários adaptados para o ambiente escolar; adaptação de material escolar; acessibilidade no ambiente, adaptações na cadeira de rodas; adequação postural, posicionamento, transferência, deambulação (uso do

andador, parapódium, etc.).

VI – Pedagogia: estratégias para o agente escolar auxiliar no desenvolvimento das atividades pedagógicas sociais extra classe;

PÚBLICO ALVO: agente escolar e 1 (um) representante da DOTEducação Especial.

REGENTES: Adriana Massih Buzatto – RG: 28.320.480-1

Erika Nobre – RG: 1.554.932

Dani Logar Pinheiro – RG: 247.957.689

Daniela Bittar – RG: 24.795.768-9

Eliezer Wilson de Carvalho Lima – RG: 1.840.091

Marcelo de Jesus Justino Ares – RG: 178.350.278

Margarida Maria André – RG: 24.795.768-9

Patrícia Cartoni Castanheira – RG: 305.115.62-5

Roberta Oliveira Trindade – RG: 727.995.700

Yone Asano Trindade – RG: 5. 674.674

RECURSOS: materiais: material audiovisual, lousa, apagador, caneta, papel; físicos: Anfiteatro da AACD.

METODOLOGIA: exposição dialogada teórica, troca de experiências das práticas na atuação para o apoio ao aluno com deficiência física quanto as aspectos de locomoção, alimentação e higiene.

INSCRIÇÕES: as inscrições dos interessados serão realizadas pelo diretor de escola e/ou seu representante legal, mediante entrega de memorando no Cefai de cada DRE, com os seguintes dados:

* nome completo do agente escolar; RF, RG, CPF, padrão, horário de trabalho bem como cópia do demonstrativo de pagamento atualizado;

* informação sobre a existência de alunos com deficiência física e/ou múltipla, matriculados na unidade educacional, que justifique o encaminhamento do funcionário para a participação no curso.

Importante: necessário atendimento ao art. 5º da Portaria nº 2.754 de 11 de maio de 2009 – Agentes Escolares.

DATA DA INSCRIÇÃO: ATÉ AS 16 HORAS DO DIA 09 DE MARÇO DE 2010.

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (Cefai) de cada DRE.

As inscrições deverão ser encaminhadas no mesmo dia, até às 18h, pelo Coordenador do Cefai, para DOT-EDUCAÇÃO ESPECIAL na seguinte conformidade:

Lista de presença devidamente preenchida contendo nome completo do agente escolar; RF, RG, CPF, padrão, cargo, função, unidade educacional e DRE.

Haverá dispensa de ponto aos participantes.

AVALIAÇÃO: questionário padrão da AACD e questionário da DOT-Educação Especial;

CERTIFICADO: farão jus ao certificado, os participantes que obtiverem no mínimo de 80% de freqüência e participação nas atividades propostas.

Datas e Horários: 14/03 - 8h às 12 h e 13h às 17h– 8 horas;

15/03 - 8h às 12h – 4 horas;

16/03 - 8h às 12 h – 4 horas;

17/03 - 13h às 17 h – 4 horas;

Duração: 20h

Local : Associação de Assistência à Criança Deficiente - AACD

Avenida Professor Ascendino Reis, 724 – Ibirapuera – SP (Anfiteatro)

Nº DE VAGAS POR DRE: Butantã – 08

Campo Limpo – 08

Capela do Socorro – 08

Fó/Brasilândia – 08

Guaianases – 08

Ipiranga – 08

Itaquera – 08

Jaçanã/Tremembé – 08

Penha – 08

Pirituba/Jaraguá – 08

Santo Amaro – 08

São Mateus – 08

São Miguel – 08

Nº TOTAL DE VAGAS: 105

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FERNANDES, A. C; et.al.Medicina e Reabilitação – Princípios e Práticas – AACD.

Artes Médicas. São Paulo, 2007. 957 p.

Coordenação:

AACD: Yone Asano Trindade (Setor de Pedagogia)

SME: DOT- Educação Especial (Raquel Gomes)

 

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