Comunicado nº 1.090 (DOC de 29/07/2011, página 30)

DE 28 DE JULHO DE 2011 

O secretário municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais e conforme lhe representou a diretora da Diretoria de Orientação Técnica, por meio do Setor de Educação Especial, COMUNICA a realização do curso:“Auxiliar no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais da rede municipal de ensino para agentes escolares – módulo: deficiência física”.

JUSTIFICATIVA:

Com o disposto do Artigo 3º do Decreto n° 45.415/04, que estabelece que o sistema municipal de ensino deverá propiciar atendimento às necessidades básicas de locomoção, higiene e alimentação de todos que careçam desse apoio, bem como o fortalecimento do trabalho coletivo entre os profissionais da unidade educacional.

E com o disposto no Decreto nº 51.778/10, que institui a política de atendimento de educação especial, por meio do Programa Inclui, no Artigo 6º, inciso II, e baseados no contido da Portaria n° 3.681/08 Art. 3 que estabelece, dentre as atividades do agente escolar, o auxílio no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais e da Portaria nº 2.754/09 que dispõe sobre a participação dos agentes escolares como auxiliar no atendimento aos alunos com necessidades educacionais da rede municipal de ensino, vimos a necessidade e a importância de um curso de formação específica para estes agentes escolares atuarem no atendimento aos alunos NEE que necessitem de apoio para locomoção, higiene e alimentação.

OBJETIVOS GERAIS:

Levar o agente escolar ao conhecimento das especificidades destes alunos que necessitam de cuidados especiais, no que diz respeito a locomoção, higiene e alimentação, para o auxílio dessas atividades desenvolvidas fora da sala de aula, ou quando se fizerem necessárias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • possibilitar ao agente escolar, o breve conhecimento dos quadros patológicos que envolvem os alunos com deficiência física;

  • esclarecer sobre procedimentos básicos de higiene, necessários aos alunos com necessidades especiais, que não apresentem autonomia para tanto;

  • conhecer o aluno com deficiência física e suas dificuldades de aprendizagem e como o agente escolar poderá auxiliar no desenvolvimento de estratégias pedagógicas sociais extra classe;

  • esclarecer ao agente escolar quais são as dificuldades que o aluno pode apresentar na hora da alimentação e como auxiliá-lo;

  • levar o agente escolar ao conhecimento das várias possibilidades existentes de adaptações de mobiliários, cadeiras de rodas, e recursos de apoio às atividades de vida diária e de comunicação suplementar/alternativa;

  • mostrar de que maneira o agente escolar poderá auxiliar este aluno quanto ao melhor posicionamento e transferências, durante

  • algumas atividades extraclasse.

CONTEÚDO:

I – quadros patológicos: mielomeningocele, paralisia cerebral, malformação congênita; doenças neuromusculares, lesão encefálica infantil adquirida, lesão medular.

II – enfermagem: procedimentos básicos sobre higiene no aluno com deficiência física;

III – nutricionista: o diferencial na alimentação – via oral e via sonda;

IV – fonoaudiologia: mastigação, sialorréia, controle de baba; comunicação suplementar alternativa;

V – terapia ocupacional/ fisioterapia: mobiliários adaptados para o ambiente escolar; adaptação de material escolar; acessibilidade no ambiente, adaptações na cadeira de rodas; adequação postural, posicionamento, transferência, deambulação (uso do andador, parapódium, etc.);

VI – pedagogia: estratégias para o agente escolar auxiliar no desenvolvimento das atividades pedagógicas sociais extraclasse;

PÚBLICO ALVO:

  • agente escolar e 1 (um) representante da DOT-Educação

Especial.

REGENTES:

Adriana Massih Buzatto – RG: 28.320.480-1

Ana Cristina Martins Ribeiro - RG: 27.497.004-1

Aparecida de Lourdes Benatti – RG: 5.413.036

Camila Miranda Almeida – RG: 68.422.256 PR

Erika Nobre Duarte – RG: 1.554.932

Erivanda Oliveira Lima – RG: 36.447.419 -1

Eliezer Wilson de Carvalho Lima – RG: 1.840.091

Juliana Ruffino Deveikis – RG: 27.415.631-3

Marcelo de Jesus Justino Ares – RG: 17.835.027-8

Margarida Maria André – RG: 16.633.160-0

Marli Aparecida Lopes – RG: 22.205.353

Monica Lescura – RG: 18.315.645-6

RECURSOS: materiais: material audiovisual, lousa, apagador, caneta, papel;

Físicos: anfiteatro da AACD.

METODOLOGIA:

  • exposição dialogada teórica, troca de experiências das práticas na atuação para o apoio ao aluno com deficiência física quanto as aspectos de locomoção, alimentação e higiene.

INSCRIÇÕES:

* participarão nesta formação 8 (oito) agentes escolares de oito unidades educacionais diferentes, jurisdicionadas em cada DRE, que serão inscritos via memorando, na seguinte conformidade: este memorando deverá ser enviado ao Cefai de cada DRE com os seguintes dados:

* nome completo do agente escolar; RF, RG, CPF, padrão, horário de trabalho bem como cópia do demonstrativo de pagamento atualizado;

* informação sobre a existência de alunos com deficiência física e/ou múltipla, matriculados na unidade educacional, que justifique o encaminhamento do funcionário para participação no curso.

* a unidade educacional deverá realizar um projeto de apoio aos alunos com tais necessidades, que justifique a participação do agente escolar nesta formação, conforme art. 5º da Portaria nº 2. 754/09.

As inscrições dos interessados serão realizadas pelo diretor de escola e/ou seu representante legal.

Importante: necessário atendimento ao art. 5º da Portaria nº 2.754 de 11 de maio de 2009 – agentes escolares.

DATA DA INSCRIÇÃO:

ATÉ ÀS 16 HORAS DO DIA 10 DE AGOSTO DE 2011.

LOCAL DE INSCRIÇÃO:

Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (Cefai) de cada DRE.

As inscrições deverão ser encaminhadas no mesmo dia, até às 18h, pelo Coordenador do CEFAI, para DOT-EDUCAÇÃO ESPECIAL na seguinte conformidade:

Lista de presença devidamente preenchida contendo nome completo do agente escolar; RF, RG, CPF, padrão, cargo, função, Unidade Educacional e DRE.

DISPENSA DO PONTO: haverá dispensa de ponto para os participantes nos termos da Portaria nº 3.829, de 28 de julho de 2011.

AVALIAÇÃO:

Questionário padrão da AACD e questionário da DOT-Educação Especial;

CERTIFICADO:

Farão jus ao certificado, os participantes que obtiverem no mínimo de 80% de freqüência e participação nas atividades propostas.

DATAS E HORÁRIOS:

15/08 - 08h às 12 h e 13h às 17h - 8 horas;

16/08 - 13h às 17h - 4 horas;

18/08 - 08h às 12 h e 13h às 17h - 8 horas;

Duração: 20 horas

Local : Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD)

Avenida Professor Ascendino Reis, 724 - Ibirapuera - SP (anfiteatro)

NÚMERO DE VAGAS POR DRE:

Butantã - 08

Campo Limpo - 08

Capela do Socorro - 08

Freguesia/Brasilândia - 08

Guaianases - 08

Ipiranga - 08

Itaquera - 08

Jaçanã/Tremembé - 08

Penha - 08

Pirituba/Jaraguá - 08

Santo Amaro - 08

São Mateus - 08

São Miguel - 08

NÚMERO TOTAL DE VAGAS: 105

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FERNANDES, A. C; et.al.Medicina e Reabilitação – Princípios e

Práticas – AACD.

Artes Médicas. São Paulo, 2007. 957 p.

Coordenação:

AACD: Yone Asano Trindade (Setor de Pedagogia)

SME: DOT- Educação Especial (Raquel Gomes)

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