Comunicado nº 643 - publicação por omissão no DOC de 08 de março de 2012 (DOC de 14/04/2012, página 39)
1- Justificativa
A presença africana e afro-brasileira na história e cultura nacional é elemento fundamental na formação da nação brasileira. É também essencial na construção da identidade do povo. Pensar a África e, em particular o Brasil em seus mais diversos aspectos das artes, culturas, religiões etc., remete-nos a um passado que se apresenta para nós estranhamente novo e muitas vezes desconhecido, uma vez que se encontra, na maioria das vezes, ausente dos livros e currículos escolares.
Nesse sentido, torna-se necessário desenvolver junto aos educadores do ensino fundamental ações de formação continuada que primeiramente revelem essa África tradicional e contemporânea e esse Brasil africano ainda desconhecido. E em seguida, promovam reflexões junto aos educadores, que possibilitem reconhecimento e valorização da diversidade presente no ambiente escolar.
2 - Objetivos
* Abordagens que levem à compreensão da construção e instituição da idéia da inferioridade dos povos negros e de outros de pele escura;
* Traçar, de modo geral, um panorama historiográfico do continente;
* Apontar o protagonismo do continente e dos africanos na constituição e condução de sua própria história;
* Abordagens que demonstrem a naturalização de idéias, imagens e “lugares” de negros.
4 – Conteúdos
* Apresentação e debate das Leis 10.639/03 e 11.645/08 e sua aplicabilidade: apresentar ou comentar experiências bem sucedidas;
* Ensino e aprendizagem como política pública;
* Representação e identidade;
* Diversidade étnico-racial;
* Noções gerais de geografia, história e política do continente africano;
* As macrorregiões: África do Norte, África Ocidental, África Central, África Oriental, África Austral, África do Oceano Índico (freqüentemente agregada à África Oriental);
* As fontes históricas de África;
* A periodização da história de África;
* A evolução da vida econômica, social e espiritual em África;
* A escravidão e as novas fronteiras;
* O projeto colonial;
* As lutas anticoloniais e o pós-independências em África;
* A idéia da negritude e valorização do ser e cultura negros;
Constituição de movimentos de combate ao racismo e discriminação dentro e fora da África;
* África Brasileira;
* África Brasileira: diáspora;
* A influência africana na construção da identidade brasileira;
* Raça e desigualdades raciais no Brasil – O comprometedor silêncio (do) brasileiro;
* O impacto do racismo na população negra e branca (inferiorização, baixa estima, privilégios etc.);
* Os desafios do ensino de História e Cultura africana e afro-brasileira;
* Nem estereotipia, nem superpositivação. Análises e contribuições reflexivas;
5 – Metodologia
A metodologia a ser aplicada recai sobre a interatividade, a fomentação da criticidade, a discussão em grupo, buscando a construção de relações dialógicas entre todos os participantes envolvidos na vivência, em sala de aula:
* Leitura e interpretação de textos orais e gráficos;
* Dinâmicas de grupo;
* Projeções de filmes /imagens;
* Produção de material pedagógico;
6 – Público alvo
supervisor escolar, diretor de escola, assistente técnico educacional, coordenador pedagógico, professor de educação infantil, professor de educação infantil e ensino fundamental I, professor de ensino fundamental II e médio que atue no ciclo II.
7 – Carga Horária - 24 horas de aula presencial
8 – Cronograma
DRE Turma Datas Formador Horário Dia da Semana Inscritos Guaianases 1 08/mar Nirlene 18:30h às 22:30h
Quinta-feira 50 a 100 15/mar Robson
05/abr Nirlene
19/abr Robson
10/mai Nirlene
24/mai Robson
9 – Locais e responsáveis
DRE-G- Rua João dos Reis, 04 – Vila Princesa Isabel
Responsável: Ester Marques de Paula Dionísio RF: 678401-1
10 – Recursos
Materiais: datashow, equipamento multimídia; flip chart;
canetões hidrográficos, fita crepe, celulares, câmeras digitais, 1
pen drive da DRE.
11 – Certificados:
Farão jus aos certificados os participantes que obtiverem a freqüência mínina de 75% e aproveitamento satisfatório 12 – Inscrições
Com os responsáveis nas DRE, conforme divulgação local
13 – Vagas - 70
14 – Área Promotora/Coordenação SME - Diretoria de Orientação Técnica – Educação Étnico-racial em parceria com as DRE