Comunicado nº 643 - publicação por omissão no DOC de 08 de março de 2012 (DOC de 14/04/2012, página 39)

 A secretária municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a diretora da Diretoria de Orientação Técnica, Comunica a realização do Curso Optativo: Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana - Ciclo I e II, conforme segue: 

1- Justificativa

A presença africana e afro-brasileira na história e cultura nacional é elemento fundamental na formação da nação brasileira. É também essencial na construção da identidade do povo. Pensar a África e, em particular o Brasil em seus mais diversos aspectos das artes, culturas, religiões etc., remete-nos a um passado que se apresenta para nós estranhamente novo e muitas vezes desconhecido, uma vez que se encontra, na maioria das vezes, ausente dos livros e currículos escolares.

Nesse sentido, torna-se necessário desenvolver junto aos educadores do ensino fundamental ações de formação continuada que primeiramente revelem essa África tradicional e contemporânea e esse Brasil africano ainda desconhecido. E em seguida, promovam reflexões junto aos educadores, que possibilitem reconhecimento e valorização da diversidade presente no ambiente escolar.

2 - Objetivos

* Abordagens que levem à compreensão da construção e instituição da idéia da inferioridade dos povos negros e de outros de pele escura;

* Traçar, de modo geral, um panorama historiográfico do continente;

* Apontar o protagonismo do continente e dos africanos na constituição e condução de sua própria história;

* Abordagens que demonstrem a naturalização de idéias, imagens e “lugares” de negros.

4 – Conteúdos

* Apresentação e debate das Leis 10.639/03 e 11.645/08 e sua aplicabilidade: apresentar ou comentar experiências bem sucedidas;

* Ensino e aprendizagem como política pública;

* Representação e identidade;

* Diversidade étnico-racial;

* Noções gerais de geografia, história e política do continente africano;

* As macrorregiões: África do Norte, África Ocidental, África Central, África Oriental, África Austral, África do Oceano Índico (freqüentemente agregada à África Oriental);

* As fontes históricas de África;

* A periodização da história de África;

* A evolução da vida econômica, social e espiritual em África;

* A escravidão e as novas fronteiras;

* O projeto colonial;

* As lutas anticoloniais e o pós-independências em África;

* A idéia da negritude e valorização do ser e cultura negros;

Constituição de movimentos de combate ao racismo e discriminação dentro e fora da África;

* África Brasileira;

* África Brasileira: diáspora;

* A influência africana na construção da identidade brasileira;

* Raça e desigualdades raciais no Brasil – O comprometedor silêncio (do) brasileiro;

* O impacto do racismo na população negra e branca (inferiorização, baixa estima, privilégios etc.);

* Os desafios do ensino de História e Cultura africana e afro-brasileira;

* Nem estereotipia, nem superpositivação. Análises e contribuições reflexivas;

5 – Metodologia

A metodologia a ser aplicada recai sobre a interatividade, a fomentação da criticidade, a discussão em grupo, buscando a construção de relações dialógicas entre todos os participantes envolvidos na vivência, em sala de aula:

* Leitura e interpretação de textos orais e gráficos;

* Dinâmicas de grupo;

* Projeções de filmes /imagens;

* Produção de material pedagógico;

6 – Público alvo

supervisor escolar, diretor de escola, assistente técnico educacional, coordenador pedagógico, professor de educação infantil, professor de educação infantil e ensino fundamental I, professor de ensino fundamental II e médio que atue no ciclo II.

7 – Carga Horária - 24 horas de aula presencial

8 – Cronograma

DRE Turma Datas Formador Horário Dia da Semana Inscritos Guaianases 1 08/mar Nirlene 18:30h às 22:30h

Quinta-feira 50 a 100 15/mar Robson

05/abr Nirlene

19/abr Robson

10/mai Nirlene

24/mai Robson

9 – Locais e responsáveis

DRE-G- Rua João dos Reis, 04 – Vila Princesa Isabel

Responsável: Ester Marques de Paula Dionísio RF: 678401-1

10 – Recursos

Materiais: datashow, equipamento multimídia; flip chart;

canetões hidrográficos, fita crepe, celulares, câmeras digitais, 1

pen drive da DRE.

11 – Certificados:

Farão jus aos certificados os participantes que obtiverem a freqüência mínina de 75% e aproveitamento satisfatório 12 – Inscrições

Com os responsáveis nas DRE, conforme divulgação local

13 – Vagas - 70

14 – Área Promotora/Coordenação SME - Diretoria de Orientação Técnica – Educação Étnico-racial em parceria com as DRE

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