Comunicado nº 1.227 (DOC de 27/07/2012, páginas 34 e 35)
DE 26 DE JULHO DE 2012
A secretária municipal de Educação, usando de suas atribuições legais e,CONSIDERANDO:
- a necessidade de dar continuidade aos programas educativos e ações de promoção à saúde dos educandos;
- a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo que visa à promoção da terceira edição do Programa e Concurso “A saúde bucal”, à distribuição de material educativo e premiação de alunos, professores, escolas e diretores de escola;
- a necessidade de proporcionar aos alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, oportunidades que enfatizem a importância da saúde bucal em seus aspectos biopsicossociais,
COMUNICA a realização da 4ª edição do concurso “A Saúde Bucal”- 2012, com o tema “Prevenção na Saúde Bucal” nas escolas municipais de ensino fundamental, envolvendo alunos dos ciclos I e II, na seguinte conformidade:
I - Objetivos:
a. oferecer a todos os alunos do ensino fundamental, oportunidades de realização de atividades que desenvolvam atitudes adequadas à promoção e manutenção da saúde bucal;
b. possibilitar aos alunos a realização de atividades que expressem informações, expectativas e contribuições de caráter preventivo em saúde bucal, considerando-se os aspectos biopsicossociais;
c. enfatizar a importância do assunto “saúde bucal”, utilizando as diferentes formas de registro e expressão criativa;
d. ressaltar o assunto “saúde bucal” como tema transversal de trabalho pedagógico;
e. valorizar os conteúdos de saúde desenvolvidos pelos professores como elemento de formação integral dos educandos;
f. subsidiar a ação do cirurgião-dentista como um dos profissionais e parceiros na escola, responsável pela saúde bucal;
II - Público alvo: Alunos e Professores do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
III - Forma de participação:
Cada escola receberá material, remetido pelo Crosp, com conteúdo sobre saúde bucal. O material consiste em DVDs e manuais para professores de todos os anos dos ciclos I e II.
Tanto o material de orientação ao professor quanto o conteúdo do DVDs estão disponíveis no site do Crosp (www.crosp.org.br) desde 25/07/2012.
IV - Modalidades e Critérios para apresentação dos trabalhos:
a. 1º e 2º anos: colagens em cartolina, de qualquer cor e tamanho, relativas ao subtema: “A Importância do Sorriso”;
b. 3º e 4º anos: frases que transmitam mensagens positivas, em papel sulfite, de qualquer cor e tamanho, relativas ao subtema: “Como ter um Belo Sorriso?”
c. 5º e 6º anos: poema de, no máximo 15 versos, em papel pautado, relativo ao subtema “A importância da Mastigação e da Fala”;
d. 7º, 8º e 9º anos: jogo educativo prático e de fácil manuseio, podendo ser confeccionado em materiais diversos, relativo ao subtema: “A importância da Saúde Bucal para a Saúde Geral”;
V - IMPORTANTE:
a. Os trabalhos devem seguir os critérios estabelecidos para as modalidades acima descritas para facilitar o julgamento dos mesmos.
b. Salientamos a importância de não haver plágio (uso de textos e/ou personagens já existentes) ou qualquer forma de violação da lei de direitos autorais.
VI - Identificação dos trabalhos:
a. Título do trabalho;
b. Nome completo, endereço e telefone da escola;
c. Diretoria Regional de Educação correspondente;
d. Nome completo do aluno e o ano que cursa;
e. Ofício devidamente preenchido, conforme modelo do Anexo Único deste Comunicado.
Os trabalhos que não apresentarem todos esses itens serão desclassificados.
VII - Critérios para Seleção dos trabalhos:
a. Identificação correta dos trabalhos (ver Item VI);
b. Fidelidade ao Tema;
c. Qualidade e amplitude do conteúdo;
d. Criatividade;
e. Originalidade.
VIII - Normas do concurso:
a. Os trabalhos deverão ser individuais;
b. Cada aluno poderá inscrever apenas um trabalho;
c. A escola deverá encaminhar apenas um trabalho de cada modalidade;
d. Os trabalhos deverão ser inéditos e originais;
e. Os trabalhos deverão ser desenvolvidos com apoio da equipe pedagógica, privilegiando as diversas disciplinas;
f. Dúvidas conceituais deverão ser dirimidas na UBS de referência;
g. Havendo pesquisa, a bibliografia utilizada deverá ser indicada ao final do trabalho;
h. A Secretaria Municipal da Educação e o Crosp poderão utilizar os trabalhos em futuras publicações;
i. Ao se inscrever para participar da 4ª edição do concurso:
“A Saúde Bucal” o participante estará automaticamente autorizando os Realizadores a utilizar, de modo gratuito e irrevogável, seu nome e demais dados pessoais, imagem e som de voz em qualquer veículo de imprensa, mídia ou internet para divulgação dos trabalhos. Estará também cedendo aos Realizadores todos os direitos autorais relativos à obra, que passará a ser de propriedade dos realizadores.
IX - Cronograma do Julgamento dos trabalhos:
1ª Fase: unidade escolar: seleção dos trabalhos por uma comissão constituída por professores, membros da equipe técnica e cirurgião-dentista (se houver). Deverão encaminhar os trabalhos selecionados para a Diretoria Regional de Educação até o dia 28/09/2012.
2ª Fase: Diretoria Regional de Educação: Seleção dos trabalhos em nível regional para encaminhamento dos trabalhos selecionados ao CROSP até o dia 19/10/2012. Deverão ser selecionados quatro trabalhos, sendo um por modalidade.
Endereço do CROSP: Avenida Paulista, 688 térreo.
3ª Fase: Comissão Central: uma comissão constituída por representantes do CROSP e da SME, selecionará os 3 (três) trabalhos de cada modalidade até o dia 05/11/2012.
A Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo divulgarão até 19/11/2012 oficialmente a relação de premiados, não cabendo qualquer recurso dos participantes.
X – Premiação:
a. Classificação Regional:
A Diretoria Regional de Educação receberá até 28/09/2012 os trabalhos das escolas. Instituirá Comissão Julgadora e selecionará um trabalho de cada uma das quatro modalidades.
Cada aluno que tiver seu trabalho classificado nessa etapa receberá prêmio de R$ 300,00 (trezentos reais), assim como seu (a) professor (a) orientador (a).
a. Classificação geral:
Os trabalhos classificados em 1º lugar nas 13 Diretorias Regionais de Educação, ou seja, os 52 trabalhos selecionados e encaminhados para julgamento da Comissão Central serão premiados conforme segue:
1º lugar em cada modalidade: aluno e professor receberão R$ 2.000,00; além dos R$ 300,00 de prêmio correspondente à Diretoria Regional de Educação, totalizando R$ 2. 300,00 cada;
2º lugar em cada modalidade: aluno e professor receberão R$ 1.500,00; além dos R$ 300,00 de prêmio correspondente à Diretoria Regional de Educação, totalizando R$ 1.800,00 cada;
3º lugar em cada modalidade: alunos e professor receberão R$ 1.000,00; além dos R$ 300,00 de prêmio correspondente à Diretoria Regional de Educação, totalizando R$ 1.300,00 cada;
As escolas que obtiverem os 1º lugares, por modalidade, receberão R$ 2.000,00, assim como os seus Diretores.
A premiação acontecerá solenemente em dia, local e horários a serem divulgados antecipadamente pela SME no Diário Oficial da Cidade.
Os prêmios dos
alunos serão entregues aos pais e/ ou responsáveis no dia da premiação, ocasião
na qual os professores e diretores também receberão os prêmios.
ANEXO ÚNICO DO COMUNICADO Nº 1.227, DE 26 DE JULHO DE 2012
Papel timbrado
Nome da Diretoria Regional de Educação
Endereço, telefone, fax e e-mail atualizados.
Encaminhamos os trabalhos classificados em cada modalidade, relacionados abaixo:
Nome da escola__________________________________________________
Endereço:___________________________________Telefone:_____________
Diretor:__________________________Professor:_______________________
Aluno:____________________________ __ Ano:_____Modalidade_________
Nome da escola__________________________________________________
Endereço:___________________________________Telefone:_____________
Diretor:__________________________Professor:_______________________
Aluno:____________________________ __ Ano:_____Modalidade_________
Nome da escola__________________________________________________
Endereço:___________________________________Telefone:_____________
Diretor:__________________________Professor:_______________________
Aluno:____________________________ __ Ano:_____Modalidade_________
Nome da escola__________________________________________________
Endereço:___________________________________Telefone:_____________
Diretor:__________________________Professor:_______________________
Aluno:____________________________ __ Ano:_____Modalidade_________
________________________________________________
Assinatura do diretor regional ou responsável da DRE