Comunicado nº 1.242 (DOC de 02/08/2012, página 46)
DE 01 DE AGOSTO DE 2012.
“AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS PADRONIZADAS E DE LARGA ESCALA DA SME”
A secretária municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou o Núcleo de Avaliação Educacional da Assessoria Técnica e de Planejamento COMUNICA a realização dos cursos Avaliações Educacionais Padronizadas e de Larga Escala da SME.
1. Justificativa:
O Sistema de Avaliação do Aproveitamento Escolar da Secretaria Municipal de Educação envolve, entre outras ações, a realização de avaliações educacionais padronizadas externas e de larga escala, como a Prova São Paulo e a Prova da Cidade.
A Prova da Cidade pretende garantir maior participação do professor da Rede na sua elaboração, entendendo-o como protagonista na ação avaliativa. Assim, considerando as características diferentes da prova padronizada externa e de larga escala daquelas avaliações que se realizam com grupos reduzidos de
estudantes no cotidiano das escolas, pretende-se oferecer informações e orientações, para que o educador conheça um pouco mais sobre esse tipo de avaliação educacional e dela participe como elaborador de itens. A elaboração de itens, atendendo aos aspectos técnicos e pedagógicos indicados na literatura, podem ser um dos principais fatores para a qualidade dessas
avaliações. Desse modo, o Núcleo de Avaliação Educacional oferece os Cursos:
a) AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS PADRONIZADAS, EXTERNAS E DE LARGA ESCALA, EM LÍNGUA PORTUGUESA;
b) AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS PADRONIZADAS, EXTERNAS E DE LARGA ESCALA, EM MATEMÁTICA;
c) AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS PADRONIZADAS, EXTERNAS E DE LARGA ESCALA, EM CIÊNCIAS NATURAIS.
2. Objetivo:
Compartilhar o conceito de Avaliação Externa e de Larga Escala com os Coordenadores Pedagógicos e Professores da Rede Municipal de Ensino, proporcionando atividades práticas de elaboração de itens, com base em critérios técnicos e pedagógicos de referência.
3. Público-Alvo:
Poderão se inscrever no curso:
* Coordenadores Pedagógicos, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I - com regência no Ciclo I;
* Professores do Ensino Fundamental II e Médio de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências;
* Profissionais de Educação das Diretorias de Orientação Técnico-Pedagógica (DOT – P das Diretorias Regionais de Educação), que atuam na formação do Ensino Fundamental I, II e Médio, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.
4. Metodologia:
A metodologia de formação, proposta para esta oficina, orientar-se-á por:
* reflexão sobre as habilidades do documento oficial - Matrizes de Referência para Avaliação do Rendimento Escolar;
* planejamento técnico-pedagógico de testes de desempenho;
* análise de tarefas cognitivas e situações problema propostos em testes de desempenho;
* produção e análise de itens com base nas regras de elaboração;
* avaliação pautada na elaboração e revisão de itens.
5. Conteúdos:
* Conceitos básicos sobre Avaliação Externa e de Larga;
* Matriz de Referência para Avaliação do Rendimento Escolar das áreas de conhecimento de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências;
* Competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências;
* Tipos de itens;
* Regras para elaboração e revisão de Itens.
6. Carga Horária:
* 02 encontros de 05 horas cada um;
* Total: 12 horas, sendo 10 horas presenciais e 2 horas destinadas à pesquisa de material e à elaboração de itens.
7. Avaliação do participante:
Os participantes inscritos devem atender à frequência mínima de 85% e realizar a construção e a revisão de três itens.
8. Material necessário:
Cada participante deve trazer as Orientações Curriculares e Proposições de Expectativas de Aprendizagem do Ensino Fundamental I e II da área de atuação para a qual se inscrever, gibis, jornais e revistas.
9. Certificação:
Farão jus ao Certificado os participantes que obtiverem 85% de frequência e entregarem três itens inéditos e revisados.
10. Cronograma:
Língua Portuguesa
Formadora: Marcela Cristina Evaristo
22/09/2012 – das 10h às 12h30min e 13h30min às 16h
29/09/2012 – das 10h às 12h30min e 13h30min às 16h
Matemática
Formador: Fabio Oliveira Silva
22/09/2012 – das 10h às 12h30min e 13h30min às 16h
29/09/2012 – das 10h às 12h30min e 13h30min às 16h
Ciências Naturais
Formador: Claudio Maroja
22/09/2012 – das 10h às 12h30min e 13h30min às 16h
29/09/2012 – das 10h às 12h30min e 13h30min às 16h
11. Número de Vagas por turma: 30
12. Local dos encontros:
Rua Dr. Diogo de Faria, 1.247- Vila Clementino – SP
13. Regentes:
CLAUDIO MAROJA RF: 734.779.1 v1 – Ciências Naturais
FABIO OLIVEIRA SILVA RF: 725.032.1 v2 – Matemática
MARCELA CRISTINA EVARISTO RF: 548.548.7 v3 – Língua Portuguesa
14. Área promotora:
SME / ATP / Núcleo de Avaliação Educacional
Contatos: das 8h 30min às 17h, com Sidnei ou Carla – telefone: 3396-0557/3396-0558
15. Período de inscrição:
De 06/08/2012 a 20/08/2012 (ou até que o número de participantes seja atingido).
Inscrições pelo e-mail: smeavaliacaoeducacional@prefeitura.sp.gov.br
Ficha de inscrição:
Nome completo:________________________________
R.F. ____________________ Padrão: QPE ___________
C.P.F. __________________ R.G. __________________
Telefones para contato: Res: __________ U.E: _________
Celular: ______________________________________
E-mail: ______________________________________
Unidade de Exercício: ___________________________
Unidade de Lotação: ____________________________
Horário de trabalho:_____________________________
Cargo / Função: ________________________________
Categoria Funcional: ( ) efetivo ( ) designado ( ) comissionado
( ) outro
Qual: ________________________________________
Área de conhecimento: ( ) Língua Portuguesa ( ) Matemática
( ) Ciências
Observação: A inscrição só será efetivada se todos os dados estiverem preenchidos e se o participante receber o e-mail de confirmação.
16. Bibliografia:
BONAMINO, A, Franco, C. Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do SAEB. Cadernos de Pesquisa, 108, 1999. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
BRASIL. MEC/Inep. Guia de Elaboração de Itens do SAEB. Brasília: 2003.
CAEd/UFJF/SEE-RJ. Manual de Elaboração de Itens – Língua Portuguesa – Programa Nova Escola. Juiz de Fora: 2005.
CAEd/UFJF/SEE-RJ. Manual de Elaboração de Itens – Matemática – Programa Nova Escola. Juiz de Fora: 2005.
OLIVEIRA, Romualdo P. de. Avaliações externas podem auxiliar o trabalho pedagógico da escola? In SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ensino fundamental: Ciclo I. São Paulo: SME/DOT, 2007.
_____. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ensino fundamental: Ciclo II – Língua Portuguesa. São Paulo: SME/DOT, 2007.
_____. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ensino fundamental: Ciclo II – Matemática. São Paulo: SME/DOT, 2007.
_____. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ensino fundamental: Ciclo II – Ciências. São Paulo: SME/DOT, 2007.
_____. Secretaria Municipal de Educação. Relatório de Análises Pedagógicas: Prova São Paulo 2008. São Paulo: SME, 2009.
_____. Secretaria Municipal de Educação. Relatório de Análises dos Resultados da 1ª Prova da Cidade 2010. São Paulo: SME, 2009.
_____. Secretaria Municipal de Educação. Prefeitura do Município de São Paulo. Prova São Paulo: Matrizes de Referência para a Avaliação do Rendimento Escolar. São Paulo, 2007. 228 p. Disponível em: \<http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/nucleo/DocumentosMatriz%20de%20Referência%20para%20a%20Avaliação%20do%20Rendimento%20Escolar_2007.pdf\>. Acesso em: 23 set. 2011.
_____. Secretaria Municipal de Educação. Revista da Escola.São Paulo: SME, 2010.
_____. Secretaria Municipal de Educação. Prefeitura do Município de São Paulo. Prova São Paulo: Matriz de Referência para a Avaliação do Rendimento Escolar – Ciências Naturais. São Paulo, 2011.