Comunicado nº 1.242 (DOC de 02/08/2012, página 46)

DE 01 DE AGOSTO DE 2012.

“AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS PADRONIZADAS E DE LARGA ESCALA DA SME”

A secretária municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou o Núcleo de Avaliação Educacional da Assessoria Técnica e de Planejamento COMUNICA a realização dos cursos Avaliações Educacionais Padronizadas e de Larga Escala da SME.

1. Justificativa:

O Sistema de Avaliação do Aproveitamento Escolar da Secretaria Municipal de Educação envolve, entre outras ações, a realização de avaliações educacionais padronizadas externas e de larga escala, como a Prova São Paulo e a Prova da Cidade.

A Prova da Cidade pretende garantir maior participação do professor da Rede na sua elaboração, entendendo-o como protagonista na ação avaliativa. Assim, considerando as características diferentes da prova padronizada externa e de larga escala daquelas avaliações que se realizam com grupos reduzidos de

estudantes no cotidiano das escolas, pretende-se oferecer informações e orientações, para que o educador conheça um pouco mais sobre esse tipo de avaliação educacional e dela participe como elaborador de itens. A elaboração de itens, atendendo aos aspectos técnicos e pedagógicos indicados na literatura, podem ser um dos principais fatores para a qualidade dessas

avaliações. Desse modo, o Núcleo de Avaliação Educacional oferece os Cursos:

a) AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS PADRONIZADAS, EXTERNAS E DE LARGA ESCALA, EM LÍNGUA PORTUGUESA;

b) AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS PADRONIZADAS, EXTERNAS E DE LARGA ESCALA, EM MATEMÁTICA;

c) AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS PADRONIZADAS, EXTERNAS E DE LARGA ESCALA, EM CIÊNCIAS NATURAIS.

2. Objetivo:

Compartilhar o conceito de Avaliação Externa e de Larga Escala com os Coordenadores Pedagógicos e Professores da Rede Municipal de Ensino, proporcionando atividades práticas de elaboração de itens, com base em critérios técnicos e pedagógicos de referência.

3. Público-Alvo:

Poderão se inscrever no curso:

* Coordenadores Pedagógicos, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I - com regência no Ciclo I;

* Professores do Ensino Fundamental II e Médio de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências;

* Profissionais de Educação das Diretorias de Orientação Técnico-Pedagógica (DOT – P das Diretorias Regionais de Educação), que atuam na formação do Ensino Fundamental I, II e Médio, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

4. Metodologia:

A metodologia de formação, proposta para esta oficina, orientar-se-á por:

* reflexão sobre as habilidades do documento oficial - Matrizes de Referência para Avaliação do Rendimento Escolar;

* planejamento técnico-pedagógico de testes de desempenho;

* análise de tarefas cognitivas e situações problema propostos em testes de desempenho;

* produção e análise de itens com base nas regras de elaboração;

* avaliação pautada na elaboração e revisão de itens.

5. Conteúdos:

* Conceitos básicos sobre Avaliação Externa e de Larga;

* Matriz de Referência para Avaliação do Rendimento Escolar das áreas de conhecimento de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências;

* Competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências;

* Tipos de itens;

* Regras para elaboração e revisão de Itens.

6. Carga Horária:

* 02 encontros de 05 horas cada um;

* Total: 12 horas, sendo 10 horas presenciais e 2 horas destinadas à pesquisa de material e à elaboração de itens.

7. Avaliação do participante:

Os participantes inscritos devem atender à frequência mínima de 85% e realizar a construção e a revisão de três itens.

8. Material necessário:

Cada participante deve trazer as Orientações Curriculares e Proposições de Expectativas de Aprendizagem do Ensino Fundamental I e II da área de atuação para a qual se inscrever, gibis, jornais e revistas.

9. Certificação:

Farão jus ao Certificado os participantes que obtiverem 85% de frequência e entregarem três itens inéditos e revisados.

10. Cronograma:

Língua Portuguesa

Formadora: Marcela Cristina Evaristo

22/09/2012 – das 10h às 12h30min e 13h30min às 16h

29/09/2012 – das 10h às 12h30min e 13h30min às 16h

Matemática

Formador: Fabio Oliveira Silva

22/09/2012 – das 10h às 12h30min e 13h30min às 16h

29/09/2012 – das 10h às 12h30min e 13h30min às 16h

Ciências Naturais

Formador: Claudio Maroja

22/09/2012 – das 10h às 12h30min e 13h30min às 16h

29/09/2012 – das 10h às 12h30min e 13h30min às 16h

11. Número de Vagas por turma: 30

12. Local dos encontros:

Rua Dr. Diogo de Faria, 1.247- Vila Clementino – SP

13. Regentes:

CLAUDIO MAROJA RF: 734.779.1 v1 – Ciências Naturais

FABIO OLIVEIRA SILVA RF: 725.032.1 v2 – Matemática

MARCELA CRISTINA EVARISTO RF: 548.548.7 v3 – Língua Portuguesa

14. Área promotora:

SME / ATP / Núcleo de Avaliação Educacional

Contatos: das 8h 30min às 17h, com Sidnei ou Carla – telefone: 3396-0557/3396-0558

15. Período de inscrição:

De 06/08/2012 a 20/08/2012 (ou até que o número de participantes seja atingido).

Inscrições pelo e-mail: smeavaliacaoeducacional@prefeitura.sp.gov.br

Ficha de inscrição:

Nome completo:________________________________

R.F. ____________________ Padrão: QPE ___________

C.P.F. __________________ R.G. __________________

Telefones para contato: Res: __________ U.E: _________

Celular: ______________________________________

E-mail: ______________________________________

Unidade de Exercício: ___________________________

Unidade de Lotação: ____________________________

Horário de trabalho:_____________________________

Cargo / Função: ________________________________

Categoria Funcional: ( ) efetivo ( ) designado ( ) comissionado

( ) outro

Qual: ________________________________________

Área de conhecimento: ( ) Língua Portuguesa ( ) Matemática

( ) Ciências

Observação: A inscrição só será efetivada se todos os dados estiverem preenchidos e se o participante receber o e-mail de confirmação.

16. Bibliografia:

BONAMINO, A, Franco, C. Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do SAEB. Cadernos de Pesquisa, 108, 1999. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

BRASIL. MEC/Inep. Guia de Elaboração de Itens do SAEB. Brasília: 2003.

CAEd/UFJF/SEE-RJ. Manual de Elaboração de Itens – Língua Portuguesa – Programa Nova Escola. Juiz de Fora: 2005.

CAEd/UFJF/SEE-RJ. Manual de Elaboração de Itens – Matemática – Programa Nova Escola. Juiz de Fora: 2005.

OLIVEIRA, Romualdo P. de. Avaliações externas podem auxiliar o trabalho pedagógico da escola? In SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ensino fundamental: Ciclo I. São Paulo: SME/DOT, 2007.

_____. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ensino fundamental: Ciclo II – Língua Portuguesa. São Paulo: SME/DOT, 2007.

_____. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ensino fundamental: Ciclo II – Matemática. São Paulo: SME/DOT, 2007.

_____. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o ensino fundamental: Ciclo II – Ciências. São Paulo: SME/DOT, 2007.

_____. Secretaria Municipal de Educação. Relatório de Análises Pedagógicas: Prova São Paulo 2008. São Paulo: SME, 2009.

_____. Secretaria Municipal de Educação. Relatório de Análises dos Resultados da 1ª Prova da Cidade 2010. São Paulo: SME, 2009.

_____. Secretaria Municipal de Educação. Prefeitura do Município de São Paulo. Prova São Paulo: Matrizes de Referência para a Avaliação do Rendimento Escolar. São Paulo, 2007. 228 p. Disponível em: \<http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/nucleo/DocumentosMatriz%20de%20Referência%20para%20a%20Avaliação%20do%20Rendimento%20Escolar_2007.pdf\>. Acesso em: 23 set. 2011.

_____. Secretaria Municipal de Educação. Revista da Escola.São Paulo: SME, 2010.

_____. Secretaria Municipal de Educação. Prefeitura do Município de São Paulo. Prova São Paulo: Matriz de Referência para a Avaliação do Rendimento Escolar – Ciências Naturais. São Paulo, 2011. 

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