Comunicado nº 694 (DOC 15/05/2013, páginas 31 e 32) – publicação por omissão no DOC de 03 de maio de 2013

O secretário municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor da Diretoria de Orientação Técnica Ensino Fundamental e Médio SME- DOT comunica a realização do curso optativo Prova Brasil: possibilidade de aprendizagens dos alunos em Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental.

Justificativa

O Programa de Metas 2013-2016 entendido como a consolidação do programa de governo Um Tempo Novo Para São Paulo prevê ações que modificam as condições de vida da população, com o objetivo de reduzir as desigualdades socioespaciais e possibilitar a estruturação de uma cidade reconhecida como um lugar em que se vive com qualidade e que oferece oportunidade para todos. Neste sentido, o Programa de Metas 2013-2016 estabelece diretrizes de execução que buscam unificar todas as ações, organizadas em torno de três eixos “1. Compromisso com direitos sociais e civis; 2. Desenvolvimento econômico sustentável para a redução das desigualdades e 3. Gestão descentralizada, participativa e transparente”.

O curso optativo Prova Brasil: possibilidade de aprendizagens dos alunos em Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental está inserido no eixo 1, pois não é concebível imaginar uma reestruturação do espaço urbano e uma reordenação de seu desenvolvimento sem um forte compromisso com direito de aprendizagem de todos os alunos da RMESP.

Nesse curso serão tratados, especificamente, o processo de aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades em Língua Portuguesa para o alcance das competências necessárias na educação básica.

Objetivo geral

Atingir as metas estipuladas no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação, em especial as metas de qualidade medidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mais precisamente para que, ao final de 2015, o município de São Paulo possa alcançar o índice de 5,4 (anos iniciais) e 5,3 (anos finais) do ensino fundamental de 9 anos.

Objetivos específicos: criar condições para que os professores participantes dos cursos possam:

* planejar situações didáticas que contribuam para o avanço das aprendizagens dos alunos em Língua Portuguesa a partir da compreensão das dificuldades dos alunos;

* analisar ações desenvolvidas em sala de aula pelos professores participantes, identificando o alcance das aprendizagens dos alunos e promovendo momentos de reflexão sobre a prática dos professores com os seus pares;

* analisar itens da Prova Brasil estabelecendo relações entre os descritores e as aprendizagens previstas em Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos;

Conteúdos:

- conteúdo: conceitos e procedimentos específicos de Língua Portuguesa no 4º e no 5º ano do ensino fundamental de 9 anos

- Ideb, matrizes de referência da Prova Brasil e habilidades do 5º ano do ensino fundamental de 9 anos;

- planejamento de situações didáticas de Língua Portuguesa no 4º e no 5º ano do ensino fundamental de 9 anos;

- análise do desempenho dos alunos em Língua Portuguesa nas avaliações internas e na Prova Brasil;

- discussão de problemas relativos aos processos de ensino e aprendizagem que estão em ação em situações escolares, centrada na análise de situações que se produzem entre o professor, o aluno e o conteúdo em questão nas aulas de Língua Portuguesa do 4º ano e do 5º do ensino fundamental de 9 anos.

- socialização de práticas de salas de aulas.

Metodologia

A metodologia de formação orienta-se pela reflexão sobre as práticas pedagógicas relacionadas às didáticas específicas de Língua Portuguesa referentes à organização

do ensino desta área de conhecimento no 4º ano e no 5º ano do ensino fundamental tendo como norteadores as matrizes de referência de Língua Portuguesa do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica (Saeb) da 4ª série/5º ano do ensino fundamental.

Carga horária: 16 horas.

Período de realização: maio a julho de 2013

Organização do curso/cronograma

Público alvo: prioritariamente, professores de educação infantil e ensino fundamental I regentes em turmas regulares dos 4º e 5º anos do ensino fundamental de 9 anos ou de recuperação paralela que atuam nos referidos anos. Havendo disponibilidade de vagas poderão inscrever-se professores de ensino fundamental ii e médio – língua portuguesa regentes em turmas de recuperação paralela de 4º e 5º anos do ensino fundamental de 9 anos e coordenadores pedagógicos interessados.

N° de vagas: 35 por turma.

Turma I:

Local : SME/DOT – Rua Dr Diogo de Faria 1247 – sl 302

Datas: 07/05, 21/05, 04/06, 18/06 e 27/06

Horário: 19:00h às 22:12h

Regente: Leila de Cassia Mendes da Silva – RF: 571063.4

Turma II:

Local: Faculdade de Educação da Universidade de São

Paulo – Bloco B - sala 111. Av. da Universidade,308 - Butantã

Datas: 18/05, 01/06, 15/06, 22/06

Horário: 09:00h às 13:00h

Regente: Leila de Cassia Mendes da Silva – RF: 571063.4

Forma de inscrição: os interessados deverão se inscrever diretamente portal da SME através do site http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br.

Frequência e avaliação: os encontros ocorrerão fora do horário normal de regência de aula. A avaliação será contínua baseada na frequência, na execução das tarefas e nos registros propostos.

Certificação: terão direito à certificação os participantes que obtiverem mínimo de 80% de frequência e atenderem às tarefas e os registros propostos durante o curso.

Área Promotora / Coordenação: SME/DOT Ensino Fundamental e Médio.

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