Comunicado nº 1.078 (DOC de 08/08/2013, páginas 32 e 33)
DE 07 DE AGOSTO DE 2013
A Secretaria Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou a Diretoria de Orientação Técnica - Divisão de Educação Infantil e Núcleo de Educação Étnico-racial - comunica a realização do Programa “A Formação continuada dos educadores indígenas guarani dos CEII/CECI -
JUSTIFICATIVA:
Considerando-se a meta proposta pela SME de promover a todas as crianças matriculadas na Educação Infantil a vivência de experiências com diferentes linguagens e saberes que circulam em nossa sociedade, assim como a legislação que dispõe sobre a Educação Escolar Indígena na Educação Básica e assegura autonomia dos povos indígenas em relação às escolhas dos modos de educação de suas crianças e o respeito à identidade étnica e à língua materna, entende-se que o programa proposto consiste em uma ação formativa que contribuirá para a boa qualidade das aprendizagens das crianças matriculadas nos CEII/CECI.
OBJETIVOS:
* apoiar os educadores indígenas na elaboração processual da Proposta Pedagógica dos CEII/CECI;
* promover o acesso às informações e conhecimentos das sociedades indígenas e não indígenas possibilitando melhores condições de convivência digna com o mundo contemporâneo;
* colaborar e contribuir para uma formação continuada de boa qualidade aos educadores indígenas, proporcionando reflexões sobre suas práticas educativas;
* promover o diálogo e troca de experiências entre as diferentes linguagens e os diferentes educadores das unidades envolvidas;
* organizar materiais e textos dos próprios educadores para publicação (escrita, on-line e audiovisual) sobre o histórico e ações dos CECIs.
* construir conjuntamente o Regimento do Centro de Educação e Cultura Indígena – CECI, bem como dos Centros de Educação Infantil Indígena – CEII.
CONTEÚDO:
1. Educação infantil escolar indígena;
2. Proposta pedagógica;
3. Currículo diferenciado;
4. Organização da escola indígena;
5. “Orientações curriculares, expectativas de aprendizagens e orientações didáticas dos CEII/CECI”;
6. Parecer CNE/CEB nº 13/2012 e Resolução nº 05, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica, de junho de 2012; 7. Oficinas para uso de mídias digitais.
METODOLOGIA
Observação, leituras, registros, exposição dialogada, discussão, dinâmica de grupos, oficinas.
PÚBLICO ALVO
Equipe pedagógica que atua nos CEII/CECI: coordenadores culturais; coordenadores educacionais; monitores educacionais;
monitores de informática; auxiliares escolares.
CARGA HORÁRIA
Total de 60 horas, sendo 55 horas presenciais divididas em 11 (onze) encontros de 05 (cinco) horas cada um e 05 (cinco) horas não presenciais.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Agosto de
CRONOGRAMA
Os encontros de formação continuada dos educadores indígenas Guarani dar-se-ão em conformidade com o seguinte cronograma:
Turma de coordenadores:
Horário: 9h30h às 14h30
Datas: 16/08; 20/09; 15/10; 08/11; 05/12 de 2013 – 13/02;
13/03; 10/04; 08/05; 05/06 e 03/07 de 2014.
Turma CEII Jaraguá
Horário: 10h às 15h
Datas: 22/08,19/09, 24/10, 21/11, 05/12 de 2013 – 20/02;
20/03; 17/04; 15/05; 12/06 e 03/07 de 2014.
Turma CEII Tenondé Porã e CEII Krukutu
Horário: 10h às 15h
Datas: 29/08, 26/09, 31/10, 28/11, 05/12 de 2013 – 27/02;
27/03; 24/04; 22/05; 26/06 e 03/07 de 2014.
LOCAL E HORÁRIO DA FORMAÇÃO:
Secretaria Municipal de Educação – prédio CONAE e Casarão – Unidades dos CEII/CECI.
COORDENADORES RESPONSÁVEIS
Ivone Mosolino; Fernanda Borsatto Cardoso; Daniel Righi;
Márcia de Paula Cruz; Rosana Maris.
FREQUÊNCIA MÍNIMA EXIGIDA: 75% de presença.
AVALIAÇÃO
1. Avaliação com base na frequência mínima exigida (75%);
2. Processual, com base no desenvolvimento das atividades sínteses que forem acordadas pela participação nos encontros.
ÁREA PROMOTORA:
Diretoria de Orientação Técnica – Divisão de Educação Infantil e Núcleo de Educação Étnico-racial.
MATERIAL DE APOIO:
1. “Orientações curriculares expectativas de aprendizagens e orientações didáticas dos CEII/CECI”;
2. Parecer CNE/CEB nº 13/2012;
3. Resolução nº 05, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica, de junho de 2012.