09/11/2006 – Comunicado nº 1.547 (DOC de 08/11/2006)

Assunto: Processo Seletivo para Professores do Ensino Fundamental I e II em exercício na Rede Municipal de Ensino, interessados em desenvolver atividades nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos - CIEJAs, para o ano de 2007.

O secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, e conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação Técnica e a Divisão de Orientação Técnica de Educação de Jovens e Adultos - DOT /EJA, e considerando:

- as Diretrizes da Política Educacional da Secretaria Municipal de Educação;
- o disposto na Portaria SME nº 6.328 de 26/09/05 que instituiu o Programa “Ler e Escrever - Prioridade na Escola Municipal”;
- a criação dos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos - CIEJAs pelo Decreto nº 43.052 de 04/04/2003;
- a necessidade de continuidade da implantação do programa para a Educação de Jovens e Adultos, com ênfase no Mundo do Trabalho e da Cultura;
- a necessidade de contemplar os Centros com o quadro docente necessário para a viabilização do Projeto;
- o disposto no artigo 6º da Portaria SME nº 5.491 de 29/08/2003.

COMUNICA:

1. Estarão abertas nos dias 13, 14 e 16, 17 de novembro de 2006, no horário das 10:00 às 20:00 horas, nos CIEJAs constantes do anexo I do presente Comunicado, as inscrições para os professores interessados em desenvolver atividades nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos - CIEJAs, para o ano de 2007.

2. Poderão inscrever-se Professores Titulares, Adjuntos, Estáveis e Não Estáveis do Ensino Fundamental I e Professores Titulares, Adjuntos, Estáveis e Não Estáveis do Ensino Fundamental II habilitados em Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Arte e Educação Física, para desenvolver atividades nas áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos (Português, Inglês, Arte e Educação Física); Ciências da Natureza e Matemática (Ciências e Matemática); Ciências Humanas (História e Geografia).

3. Os interessados deverão:

- atender ao funcionamento dos Centros nas jornadas JEI, JEA - complementada com mais 8 (oito) TEX, ou JB – complementada com 7 (sete) JEX e mais 8(oito) TEX;
- participar do trabalho coletivo 8 (oito) horas-aula nos próprios Centros.
- contemplar o perfil do Professor do CIEJA, anexo II;
- Inscrever-se por um único cargo.

4. A inscrição deverá ser feita pessoalmente pelo interessado para um único Centro.

5. As vagas existentes em cada CIEJA serão informadas no ato da inscrição.

6. Os professores inscritos serão submetidos a:
- prova escrita, que se constituirá em dissertação de uma lauda sobre tema a ser solicitado na ocasião, que versará sobre EJA, questões sobre o Mundo do Trabalho, Mundo da Cultura.
- entrevista com a Comissão instituída sob a responsabilidade do Coordenador da Coordenadoria de Educação para o gerenciamento do processo seletivo.

7. O processo seletivo dos candidatos será feito com base nas seguintes fases:

a) prova escrita de caráter eliminatório (10 pontos) – excluindo aqueles que obtiverem menos de 5 pontos;
b) entrevista com base no perfil constante no Anexo II deste Comunicado;
c) tempo de efetivo exercício no magistério da RME da PMSP (1,0 ponto por ano - até 10 pontos).

8. O candidato que não comparecer nas datas determinadas para qualquer uma das fases estará automaticamente eliminado.

9. Para fins de gerenciamento do processo seletivo será instituída uma comissão sob a responsabilidade do Coordenador da Coordenadoria de Educação, que utilizará formulários padronizados para o respectivo processo.

10. Os Centros onde os professores realizarem suas inscrições deverão afixar em local visível e de fácil acesso, os resultados e a classificação em ordem decrescente:
a) realização da Prova escrita no dia 21 de novembro de 2006 às 10:00 horas.
b) divulgação do resultado final da Prova escrita no dia 24 de novembro de 2006, assegurando-se nesta mesma data a interposição de recurso aos interessados.
c) realização da Entrevista, dias 27 e 28 de novembro de 2006 e entrega de documentação relativa ao tempo de efetivo exercício no magistério da PMSP, conforme alínea “c” do item 7.
d) divulgação da Classificação Final do Processo Seletivo no dia 29 de novembro de 2006.

11. Os professores serão designados pelas respectivas Coordenadorias de Educação de acordo com a Classificação Final, considerando-se as necessidades de cada Centro.

ANEXO I DO COMUNICADO SME Nº 1547 DE 07 DE NOVEMBRO DE 2006

Relação dos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos - CIEJAs

Coordenadorias/ CIEJA/ Endereços / Telefone

IP / Clóvis Caitano / Rua François Bunel, 250

Fones: 6334-2300 / 6334-2400

IP / Cambuci / Rua Cesário Ramalho, 111

Fone: 3208-7820 / 3399-4213

JT / Vl. Sabrina / Rua Francisco Franco Machado, 68

Fone: 6201-6502 / 6981-7284

FO / Fó-Brasilândia / Rua Jitauna, 30

Fones: 3859-0011 / 3859-0977

CL / Campo Limpo / Rua Cabo Estácio da Conceição, 176

Fones: 5816-3701 / 5816-2907

SA / Jd. Consórcio /Rua Francisco Ramos, 132

Fones: 5632-0391 / 5631-5703

CS / Parelheiros / Praça do Trabalhador, s/nº

Fones: 5938-7059 / 5938-7334

SM / Vila Prudente / Rua Sg. Luiz Rodrigues, 40

Fones: 6919-2069 / 6919-2056

IQ / Itaquera / Avenida Itaquera, 221

Fones: 6741-9801 / 6746-4683

PE / E. Matarazzo / Rua Paranaguá, 1954

Fone: 6546-1603 / 6547-7188

G / Guaianases / Rua Dr. Meira Penna, 33

Fones: 6551-9338 / 6557-1831

BT / Butantã / Rua Antônio Mariani, 15

Fones: 3722-0656 / 3722-0617

SM / São Mateus / Avenida Matteo Bei, 1651

Fones: 6117-3283 /6117-1272

JT / Mandaqui / Rua Coronel João da Silva Feijó, 34

Fones: 6233-2170 / 6233-2343

ANEXO II DO COMUNICADO SME Nº 1547 DE 07 DE NOVEMBRO DE 2006

Perfil do Professor para o Projeto CIEJAs

O CIEJA necessita de um professor que:

- articule conceitos e princípios das ciências da aprendizagem, valores da autonomia operatória e sócio-humanista, bem como habilidades de planejamento e mediação de processos de aprendizagem voltados para o desenvolvimento de competências e para autonomia na aprendizagem;
- considere conhecimentos teóricos, científicos, técnicos e tecnológicos como bens a serem mobilizados pelos alunos, e não como preocupação exclusiva da ação docente, selecionando/priorizando aqueles que efetivamente são essenciais para desencadear o processo de desenvolvimento do educando;
- trabalhe regularmente com situações problemas, por projetos e outros métodos ativos de aprendizagem;
- conheça a proposta curricular do Projeto CIEJA, planeje e desenvolva em equipe o processo educacional contido no mesmo - de forma interdisciplinar contemplando as áreas do conhecimento que respaldam a referida proposta - numa perspectiva integrada e significativa;
- crie situações de aprendizagem onde os conteúdos, visto como bens, sejam trabalhados de forma contextualizada e significativa, considerando os conhecimentos e habilidades prévios dos alunos como ponto de partida, estimulando a pesquisa, a descoberta e a construção de conhecimentos, habilidades e valores coerentes com as competências pretendidas na Educação de Jovens e Adultos;
- mantenha uma postura democrática, participativa, cooperativa, crítica e empática em face de colegas e alunos, atualizar-se constantemente e preparar-se didaticamente para desenvolver o trabalho coletivo do CIEJA;
- planeje atividades e desenvolva situações de aprendizagem que promovam o desenvolvimento das competências leitora e escritora;
- utilize alternativas metodológicas que levem a uma prática pedagógica centrada no aprender a aprender e no desenvolvimento de competências, mobilizando o referencial teórico, metodológico e valorativo subjacente à autonomia operatória;
- proponha avaliação como instrumento para registro, sondagem de aprendizagem, acompanhamento e intervenções necessárias para o avanço dos alunos.
- tenha noções de informática básica para desenvolver ações de formação do Itinerário Formativo de Informática.

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