24/08/2015 - Cursos do SINPEEM debatem a carreira do Quadro de Apoio e a qualidade da educação infantil
Dando continuidade à política permanente de formação continuada, o SINPEEM realizou no último sábado (22/08) curso presencial destinado aos auxiliares técnicos de educação e agentes escolares.
Cerca de 400 profissionais do Quadro de Apoio participaram do curso, que teve como tema “Carreira: exercício, atribuições e competências”, elucidando as principais dúvidas referentes aos direitos, deveres, benefícios da carreira e evolução funcional, inclusive com a distribuição do Manual de Evolução, elaborado pelo SINPEEM, a todos os presentes.
O curso foi ministrado por Antonio Carlos Berardi Júnior, professor, sociólogo e mestre em Comunicação e Cultura; e Elizabeth Caderno, professora e pedagoga.
FORMAÇÃO SINDICAL
Já nesta segunda feira (24/08), mais de 1.200 profissionais de educação infantil de CEIs, Emeis, Cemei e Emebss – docentes, gestores e Quadro de Apoio – participaram do curso de formação sindical “Indicativos de qualidade na educação infantil paulistana", na Casa de Portugal.
O curso foi ministrado por Regina Migliori, pós-graduada em Neuropsicologia, com pesquisas em Neurociências e Educação em Valores; doutoranda em Filosofia da Ciência na Universidade Nacional Tres de Febrero, em Buenos Aires; idealizadora e coordenadora do Programa MindEduca – Neurociências, Educação em Valores e Cultura de Paz; e Cláudia Oliveira Pimenta, bacharel e licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), mestre e doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).
Foram debatidos: inserção da educação infantil no sistema de ensino e na educação básica, indicações nos Planos Nacionais de Educação, noções de qualidade presentes nos documentos norteadores da educação infantil, desafios para a avaliação; propostas em curso, no âmbito da União; indicadores da qualidade na educação infantil (nacionais e paulistanos), respeito aos direitos humanos fundamentais; reconhecimento e a valorização das diferenças de gênero, étnico-racial, religiosa, cultural e relativas a pessoas com deficiência; a concepção de qualidade na educação em valores sociais mais amplos, como o respeito ao meio ambiente, o desenvolvimento de uma cultura de paz e a busca por relações humanas mais solidárias; as grandes finalidades da educação e os conhecimentos científicos.
Observação: o material dos dois cursos está disponível no site do SINPEEM, na área restrita aos associados. Para ter acesso é necessário estar cadastrado. Para se cadastrar clique aqui.
A DIRETORIA
CLAUDIO FONSECA
Presidente