19/10/2015 - Começa amanhã o 26º Congresso do SINPEEM, no Anhembi
Começa amanhã o 26º Congresso do SINPEEM – Temas e dilemas da educação: desafios e caminhos, no Palácio das Convenções do Anhembi. O evento, que se estenderá até sexta-feira, 23 de outubro, reúne cerca de quatro mil profissionais de educação da rede municipal de ensino de São Paulo, entre docentes, gestores educacionais (coordenadores pedagógicos, diretores de escola e supervisores escolares) e Quadro de Apoio (agentes escolares e auxiliares técnicos de educação), além de agentes de apoio lotados na Secretaria Municipal de Educação.
Durante os quatro dias do evento serão debatidas questões como a precarização do ensino público, violência nas escolas, saúde dos profissionais de educação, inclusão, sustentabilidade, funções educativas dos profissionais do quadro de apoio, uso de novas tecnologias em salas de aula, importância da neurociência na educação, alfabetização, entre outros temas.
Além das palestras e do painel de abertura, os delegados contarão com várias atividades culturais, como a 13ª Mostra de Arte e Cultura, com a exposição de ilustrações e realização de oficinas; e shows musicais.
Na abertura do congresso, os palestrantes Max Haetinger, Tania Zagury e Lisete Regina Gomes Arelaro vão debater os “Temas e dilemas da educação: desafios e caminhos”.
No período da tarde serão debatidos temas que envolvem questões sobre tecnologias em sala de aula, a crise na educação, os desafios cotidianos da esquipe gestora, o desenvolvimento lúdico com bebês, avaliação, história e cultura negra na escola, entre outros.
Veja a programação completa:
20 de outubro - das 9h às 12h30
Painel de abertura: Temas e dilemas da educação: desafios e caminhos
Max Haetinger, Tania Zagury e Lisete Regina Gomes Arelaro
20 de outubro - das 14h30 às 17h30
Educação familiar, escola e extraescolar: fronteiras em discussão
Tânia Zagury
Avaliação na escola do futuro: refazendo modelos
Max Haetinger
A crise na educação e o sentido da experiência escolar
José Sérgio Fonseca de Carvalho e Marta Pavese Porto
História e cultura negra na escola
Vítor da Trindade e Dagoberto José Fonseca
Desenvolvimento lúdico com bebês
Beatriz Mangione Sampaio Ferraz e Edi Holanda
Professor, um jeito hacker de ser?
Ladislau Dowbor e Glaucia da Silva Brito
A equipe gestora e o desafio do cotidiano escolar
Nilson Robson Guedes da Silva e Ocimar Munhoz Alavarse
Educação ética na construção de uma educação humanizadora
Arthur Meucci e Glaury Coelho
21 de outubro - das 14h30 às 17h30
Contribuições das histórias infantis: ressignificando as práticas
Edi Fonseca e Beatriz Gouveia
Mediação de conflitos nas relações interpessoais no contexto escolar
Álvaro Chrispino e Felipe Mello
Escola do futuro e avaliação medieval
Celso Vasconcellos
Tablet e smartphone chegam à sala de aula. E agora?
Adriana Beatriz Gandin e Flávio Tonnetti
Educação em tempo integral
Gabriel Perissé
Educação e sociedade: possibilidades emancipatórias
Luís Alberto Hanns e Eduardo Carmello Freire
A arte no espaço educativo
Ana Cristina Rossetto e Cléo Busatto
Neurociências e a complexidade cerebral na sala de aula, despertando as potencialidades
Adriana Foz, Regina Migliori e Hamilton Haddad Jr.
22 de outubro - das 8h30 às 12h30
Escola e transformação social: as incertezas às possibilidades
Júlio Furtado
Diversidade em sala de aula: o conflito de uma educação para poucos numa escola para todos
Antônio Carlos Egypto e Rodrigo Toledo
Doenças profissionais: síndrome de burnout e estresse
Cléo Fante e Marilda Emmanuel Novaes Lipp
Conexões necessárias para o Quadro de Apoio
Carla Biancha Angelucci e Claudio Fonseca
Desenvolvimento do imaginário, do lúdico na educação infantil
Monica A. Pinazza e Denise Nalini
Literatura na educação básica para brincar
Eraldo Miranda e Sandra Bozza
Diferentes olhares sobre a inclusão
Rosita Edler e Marinalva Oliveira
Música na perspectiva da cultura popular
João do Samba e Magda Pucci
23 de outubro - das 8h30 às 12h30
Por que em um mundo de rápidas transformações as ações educacionais não avançam em nosso país?
Paulo Bedaque e Osvaldo Novais De Oliveira Jr
Avaliação criando sujeitos capazes de pensar criticamente
Vasco Pedro Moretto e Cristiane Machado
Para abrir o coração: o trabalho como prática de felicidade
Geraldo Peçanha de Almeida
Educação do século XXI: novos desafios
Marcelo Sando
Limitações do professor e da escola para lidar com a inclusão
Jane Patrícia Haddad e Alexandre Ventura
Educação híbrida com metodologias e tecnologias digitais
Jose Manuel Moran
Preparação psicológica do profissional de educação
Magda Branco
A crise e os direitos dos trabalhadores públicos
Antônio Augusto de Queiroz, Renata Moura e Valério Arcary
A DIRETORIA
CLAUDIO FONSECA
Presidente