05/03/2010 – INFORMATIVO SINPEEM
05 de março de 2010
AUTORIZADA A NOMEAÇÃO DE
441 GESTORES E 3.060 PROFESSORES
DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO
04/03/2010 – A Prefeitura publicou no Diário Oficial da Cidade desta quinta-feira autorizações para a nomeação de 3.060 professores de ensino fundamental II e médio e de 441 gestores aprovados nos concursos de acesso. Estas autorizações precedem a convocação para a escolha de vagas, que deve ser publicada em breve no DOC.
Estes concursos, realizados em 2009, foram homologados nos dias 3 e 5 de fevereiro de 2010, respectivamente, e têm prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogados por igual período.
SINPEEM reivindica convocação urgente
A realização de concurso para atender às necessidades das unidades escolares e que a chamada dos candidatos aprovados ocorra em caráter de urgência e para o total de vagas existentes, já na primeira convocação é reivindicação permanente do SINPEEM.
Para os cargos de professor de ensino fundamental II e médio, o edital do concurso de acesso oferecia 1.525 vagas e foram aprovados 4.205 docentes, que poderão ser convocados para escolha dentro do prazo de validade. Geralmente ocorre que o número de vagas oferecidas no edital seja ampliado, como aconteceu agora, com a autorização para a nomeação de 3.060 candidatos, ou seja, 100% a mais do que as vagas inicialmente oferecidas no edital.
O mesmo se repete no caso dos cargos de gestor educacional – concurso que teve 895 aprovados –, com a publicação da autorização de nomeação de 441 profissionais, sendo 127 para os cargos de diretor escolar, 283 para coordenadores pedagógicos e 31 para supervisores. O edital deste concurso oferecia 331 vagas.
O nosso pedido de urgência para a convocação dos aprovados decorre do nosso conhecimento da falta de professores na rede. Falta que a própria SME reconhece pela realização do concurso, publicação de autorização e a afirmação de que a convocação dos aprovados para escolha ocorrerá o mais breve possível.
Sindicato acompanha os processos de escolha
Atuante em todas as frentes, em defesa da escola pública de qualidade, da manutenção e extensão dos direitos dos profissionais de educação, o SINPEEM acompanha os processos de escolha de vagas.
Diretores e funcionários do sindicato dão total assessoria aos candidatos convocados com informações sobre a localização das escolas e esclarecendo as mais variadas dúvidas sobre questões funcionais, salariais e educacionais.
Realização de concursos é conquista do SINPEEM
A realização periódica de concurso é conquista histórica do SINPEEM, que lutou e conseguiu com que fosse fixada em lei a obrigatoriedade de realização de concursos públicos de provas e títulos sempre que houver 5% do total de cargos vagos da classe, tanto para o magistério como para o quadro de apoio.
CAMPANHA SALARIAL 2010: SINPEEM
REALIZARÁ ASSEMBLEIA GERAL DIA 13/03
O SINPEEM realizará no dia 13 de março assembleia geral para submeter à aprovação da categoria a pauta de reivindicações da campanha salarial de 2010 que será entregue ao governo. Debateremos e decidiremos também todos os encaminhamentos em defesa de nossos direitos e reivindicações.
Portanto, é importante que a discussão seja realizada nas unidades sobre quais atividades e ações de luta devemos utilizar na campanha para pressionar o governo a nos atender.
Os representantes, conselheiros e diretores do sindicato têm papel importante a realizar até a assembleia nesta discussão e mobilização para a participação da categoria, não só nesta assembleia, mas em toda as lutas que realizaremos na campanha salarial. Participem! O sindicato somos todos nós!
A assembleia geral será às 14 horas, no Centro de Formação do SINPEEM (rua Guaporé, 240, Metrô Armênia).
Pauta foi aprovada por representantes e conselheiros
A pauta de reivindicações dos profissionais de educação da rede municipal de ensino foi aprovada, como indicativa, nas reuniões de representantes sindicais e do Conselho Geral do SINPEEM, ocorridas, respectivamente, nos dias 22 de fevereiro, na Casa de Portugal, e 26 de fevereiro, no Centro de Formação do SINPEEM.
Veja a pauta de reivindicações:
/lermais_materias.php?cd_materias=4021
SINPEEM PARTICIPA DAS HOMENAGENS
AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
O SINPEEM participará das atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. No domingo, dia 07, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizará uma série de atividades comemorativas aos “100 anos de luta por igualdade”. Na cidade de Campinas (SP) , a população, além de participar do ato político, terá à disposição mais de 23 serviços sociais e orientação jurídica.
Já na segunda feira, às 10h30, ainda dentro da programação organizada pela CUT, as atividades serão na Praça do Patriarca, em São Paulo, com a participação de várias entidades, entre elas, o SINPEEM.
O calendário da CUT inclui, ainda, a Marcha Mundial das Mulheres no Brasil, de 08 a 18 de março. A marcha sairá de Campinas (SP), com destino ao estádio do Pacaembu, em São Paulo, e contará com a participação de cerca de três mil mulheres organizadas em delegações de todos os Estados.
Segundo a CUT, o objetivo é dar visibilidade à luta feminista contra o capitalismo, em favor da solidariedade internacional, além de buscar transformações reais para a vida das mulheres brasileiras.
Além das atividades promovidas pela CUT, outras organizações representativas em defesa dos direitos das mulheres também programaram atividades para o dia 8 de março. O Movimento Mulheres em Luta realizará, na avenida Paulista, o ato “Por um 8 de março classista e feminista”, convocando todas as organizações feministas, com o conjunto da classe trabalhadora, a lutar contra o machismo e a exploração, contra os patrões e governos. A defesa de creches em tempo integral para todos, ampliação imediata da licença-maternidade para seis meses, salário igual trabalho igual, contra o preconceito de raça e opção sexual são destaques no manifesto que conclama para a participação.
Mais informações no site da CUT (www.cut.org.br) ou pelo telefone 3819-3876.
COMPANHIA ÓPERA DO MENDIGO
ADAPTA OBRA DE GARCIA LORCA
A companhia de teatro Ópera do Mendigo estará em cartaz no teatro João Caetano com a peça "A Linguagem das Flores", a partir de 16 de abril. O espetáculo, selecionado no edital da Secretaria Municipal de Cultura em 2010, é uma adaptação de Fernando Grecco para a obra do dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca, de 1935.
A peça é direcionada a diretores de escola, coordenadores pedagógicos, educadores de ensino fundamental II (a partir de 12 anos), ensino médio, educação de jovens e adultos e universitários. Os ingressos custam R$ 10, 00, mas os espectadores que levarem um quilo de alimento não-perecível no dia do evento pagam meia entrada.
O espetáculo conta a história de Rosita, uma mulher que descobre que o noivo pelo qual esperou a vida toda, casou-se com outra em uma viagem à América. Além dos personagens do livro, a peça traz um grupo musical que mostra canções em espanhol com músicas populares e eruditas de várias épocas.
"A Linguagem das Flores" fica em cartaz até nove de maio, com apresentações as sextas e sábados, às 20h30, e aos domingos, às 20h. O teatro João Caetano fica na Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Mais informações pelo telefone 5549-1744.
Cursos livres de teatro
A Companhia Ópera do Mendigo abre testes de seleção para musicais. Os selecionados ingressarão em projetos de formação de artistas cidadãos, envolvendo canto, teatro e dança e participarão do espetáculo “Ragnarock – A Epopéia Humana”, em cartaz a partir de outubro,
Os cursos têm duração de sete meses e serão ministrados no Convento do Carmo, próximo à Estação São Joaquim do Metrô. As inscrições vão até 19 de março e podem ser feitas pelo e-mail operadomendigo.musical@yahoo.com.br
**********************************************************************************
Veja também:
Etapas do Plano Municipal de Educação (/lermais_materias.php?cd_materias=4029)
Clipping Educacional (/lermais_materias.php?cd_materias=4030)
A DIRETORIA
CLAUDIO FONSECA
Presidente
http://twitter.com/sinpeem_oficial
http://twitter.com/pclaudiofonseca